Mover/se(r) – A gênese do corpo entre/corpos e seus trajetos no processo coreográfico.
Palavras-chave: Dança contemporânea. Corpo. Coreografia.
Key-Words: Contemporary dance. Body. Choreography.
Resumo: Esta dissertação propõe uma reflexão a respeito do corpo entre/corpos, em especial na dança contemporânea, neste seu trajeto que tem inicio na construção coreográfica, perpassando o corpo do coreógrafo, o corpo do bailarino e, ao realizar-se como manifestação artística, o corpo do espectador. Inicialmente discute o corpo na dança como espaço topológico de convergência, conexidade e continuidade, a partir do pensamento do filósofo grego Epicuro de Samos, em diálogo, principalmente, com o pensamento de Regina Miranda, Maurice Merleau-Ponty e José Gil. Reflete, em especial, a relação coreógrafo/bailarino utilizando como fio condutor as experiências do autor em seu trajeto artístico e, por fim, relata o processo de criação do experimento cênico (h)áporos, que se configura como prática da cena desta dissertação.
Abstract: This paper proposes a reflection on the body between/bodies, especially in contemporary dance, in their path that starts from the choreographic construction, permeating the body of the choreographer, the dancer’s body and when fulfills themselves as artistic expression, the body of the spectator. Initially discusses the body in dance as a topological space of convergence, connectedness and continuity, from the thought of the Greek philosopher Epicurus of Samos, in mainly dialogue with the thought of Regina Miranda, Maurice Merleau-Ponty and José Gil. Reflects, in particular, the relationship choreographer/dancer using as guiding thread the experiences of the author in his artistic path, and finally, describes the process of creating the scenic experiment (h)áporos, which is configured as a practice of the scene of this dissertation.