Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO DA SILVA PAIVA

DISCENTE : THIAGO DA SILVA PAIVA
DATA : 15/05/2024
LOCAL: Qualificação Thiago Quarta-feira, 15 de maio · 9:00 até 11:00am Fuso horário: America/Fortaleza Como

Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação: Glossário Acadêmico como ferramenta bilíngue Libras/Português

Libras. Sinais-Termos. Glossário. Surdos. Letras Libras. Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação.

O presente trabalho tem como objetivosI - identificar quais dificuldades os estudantes surdos enfrentam no processo de aprendizagem do conteúdo científico referente ao componente curricular Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do curso de Letras Libras da UFERSA-Caraúbas, e II - criar um glossário bilíngue Libras/Português dos termos científico do componente curricular Fundamentos Sócio-Filosóficos, como ferramenta de acessibilidade para estudantes, tradutores intérpretes e docentes.No que diz respeito à metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória onde desenvolveu um estudo de caso na UFERSA-Caraúbas no estado do  Rio Grande do Norte. Participaram da pesquisa os seguintes sujeitos: coordenadora do curso de Letras Libras (01), professora do componente curricular Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação (01), tradutores Intérprete de Libras (03), e alunas surdas (02), totalizando 07 participantes, que estavam cursando ou cursou o referido componente independente do ano letivo. Durante a pesquisa foram realizadas, entrevistas via google meet, totalizando 05 encontros, com duração média de 2 horas, questionário com tradutores intérpretes de instituições federais e um grupo focal com os tradutores intérpretes e as alunas surdas participantes da pesquisa. O aporte teórico que subsidiará na tecedura deste trabalho são ancorados em autores como: Moreira (2005), Strobel (2008 e 2009), Góes (2002), Faulstich (2014), Castro Júnior (2014) e Correia (2009) e nas leis que discutem a educação de surdos como: Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio legal de expressão e comunicação do surdo, Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005 que regulamenta a Lei de Libras, Lei 13.146 de 06 de julho de 2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência – LBI, Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, que fala sobre a Educação Bilíngue de Surdos, entre outras. Como produto final foi produzido um glossário bilíngue Libras/Língua Portuguesa, no qual, foi destacados pela professora do componente curricular  24 termos que tem como objetivo ajudar os alunos a refletir criticamente sobre as diferentes perspectivas filosóficas e sociais da educação, inclusive a dos surdos. A estrutura do glossário compreende a inclusão dos sinais-termos já utilizados e criados pelas alunas surdas e tradutores intérpretes de Libras. Para a produção do glossário será desenvolvido um site  e o produto será organizado em ordem alfabética, com os conceitos das palavras em português, vídeos em libras e QR Code.

Presidente - 4546604 - KATIENE SYMONE DE BRITO PESSOA DA SILVA
Interno - 1888150 - PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO