Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELLE TEIXEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELLE TEIXEIRA DA SILVA
DATA: 05/05/2014
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

Evolução Diagenética e Caracterização dos Reservatórios dos Arenitos Devonianos da Bacia do Rio do Peixe


PALAVRAS-CHAVES:

Evolução Diagenética, Sequência Devoniana e Bacia do Rio do Peixe


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

 A Bacia do Rio do Peixe corresponde a uma das principais bacias interiores do Nordeste do Brasil, onde os primeiros trabalhos posicionaram essas rochas no Cretáceo Inferior. Entretanto, um estudo mais recente (Roesner et al., 2011), mostra que essa bacia apresenta um estágio inicial pré-rifte que ocorreu no Paleozóico evidenciado por rochas devonianas possivelmente correlatas aos litotipos da Formação Jaicós e à porção inferior da Formação Itaim, ambas pertencentes à Bacia do Parnaíba. Após este estágio, sucedeu-se uma fase rifte eocretácica correlata, em parte, à porção emersa da Bacia Potiguar e à sequência rifte da Bacia do Araripe.

Tomando-se como base a identificação desse estágio paleozóico, na Bacia do Rio do Peixe, e ao fato de que os poucos trabalhos geológicos voltados para esta bacia referem-se apenas aos dados da fase rifte eocretácica e a dados de afloramento, com pouca informação sobre dados de subsuperfície, o presente estudo irá fazer uma abordagem mais detalhada dos aspectos composicionais, texturais e diagenéticos dos arenitos devonianos desta bacia, em subsuperfície, a partir da analise petrográfica de lâminas delgadas de rochas obtidas de três testemunhos de sondagem, para compreender melhor sua gênese e evolução, identificar a heterogeneidade de reservatório e aprofundar o conhecimento a respeito dos parâmetros controladores da mesma como reservatório de hidrocarbonetos.

O estudo possibilitou fazer o reconhecimento dos principais processos e constituintes diagenéticos: fraturamento precoce de grãos, albitização, sílica diagenética, overgrowth de quartzo, argila infiltrada, transformações em ilita e ilta/esmectita, precipitação de analcima, dissolução, caulinita, compactação mecânica/química, clorita, dolomita, apatita, calcita, siderita, piritas e óxido/hidróxido de ferro. E a partir do reconhecimento desses constituintes foi possível fazer uma evolução diagenética, e verificar que as rochas desta Sequência Devoniana foram submetidas aos três regimes diagenéticos propostos pela literatura: eodiagênese, mesodiagênese e telodiagênese. E em seguida, a separação de 8 petrofácies de reservatórios com os principais eventos diagenéticos atuantes nas mesmas: ARN óxido, ARN calcita, ARN clorita, ARN caulinita, ARN dolonita, PEL analcima, PEL/ARN e ARN poroso.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LÚCIA MARIA MAFRA VALENÇA - UFPE
Presidente - 277437 - MARCELA MARQUES VIEIRA
Externo ao Programa - 347536 - NARENDRA KUMAR SRIVASTAVA
Notícia cadastrada em: 14/04/2014 19:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao