Banca de DEFESA: EMILIE SARAIVA ALVES DA COSTA

DISCENTE: EMILIE SARAIVA ALVES DA COSTA
DATA: 25/07/2013
LOCAL: Setor III, Sala H5

CONTRIBUIÇÕES DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL

UEPS, aprendizagem significativa, ensino fundamental.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

A pesquisa visa avaliar a contribuição do uso de áreas verdes da escola como espaço educativo para favorecer a melhoria da aprendizagem de conteúdos ecológicos no ensino fundamental. O trabalho foi realizado com alunos do ensino fundamental II da Escola Estadual Drº Manoel Vilaça em Natal-RN. Buscou-se identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos de ecologia; elaborar e aplicar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS; avaliar a aprendizagem dos conceitos de ecologia na Unidade de Ensino Potencialmente Significativa; avaliar a contribuição de trilha interpretativa como estratégia de ensino para aprendizagem de conteúdos de ecologia. O levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos por meio do pré-teste foi essencial à identificação dos subsunçores adequados e parcialmente adequados, pois serviram como “âncora” para posterior ampliação dos conceitos científicos contidos nesta pesquisa. Foi constatado ganho cognitivo por parte dos alunos em relação aos conteúdos ecológicos conceituais quando comparados às respostas formuladas no início, durante e ao final das atividades. Percebe-se que a utilização das áreas verdes da escola como espaço educativo contribui para o aspecto motivacional, pois os alunos formam-se protagonistas ao longo de todo processo de ensino-aprendizagem ao participarem ativamente das atividades de ensino propostas. A aplicação da sequência de atividades da UEPS forneceu oportunidades para que os alunos vivenciassem diversos conteúdos procedimentais como: observações e registros, levantamento de hipóteses, argumentação, negociação de significados com posterior sistematização dos dados. A incorporação de conteúdos atitudinais como respeito ao meio ambiente; saber trabalhar em equipe, planejar, elaborar e executar ações de cidadania e responsabilidade socioambiental também foi observado. Espera-se nesta pesquisa que a utilização de áreas verdes da escola aliada à aplicação de uma UEPS favoreça a aprendizagem significativa de conteúdos ecológicos no ensino de ciências do ensino fundamental.

Presidente - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Interno - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA