Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA DAMASCENO PEREIRA PINTO

DISCENTE: ADRIANA DAMASCENO PEREIRA PINTO
DATA: 28/06/2013
LOCAL: Anfiteatro "B" do CCET

USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA SUPERAR AS DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE GENÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Modelos didáticos, genética, dificuldades de ensino e aprendizagem, sequências didáticas.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Diversos conteúdos de genética são considerados difíceis de aprender e ensinar devido ao seu caráter muito abstrato.  Objetivou-se com este trabalho avaliar o uso de modelos didáticos biológicos tridimensionais reais e virtuais como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de genética e biologia molecular, com alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino do RN. Inicialmente, investigou-se as concepções alternativas dos alunos sobre célula, núcleo, gene, DNA e cromossomos, Em seguida foi elaborada e aplicada uma sequência didática usando como ferramenta modelos didáticos biológicos presenciais e virtuais para fundamentar os conceitos de conteúdos de genética. A validação da sequência didática foi feita por meio de observações, questionamentos e entrevistas. Os resultados evidenciam falta de conhecimentos científicos em relação aos conteúdos investigados através dos pré-testes, além de uma dificuldade de aprendizagem de conteúdos considerados de difícil abstração, no ensino das ciências naturais. A utilização dos modelos didáticos estreitou os laços que unem os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser, com isso foi notória uma maior apropriação dos conhecimentos, fato evidenciado através do diagnóstico final.  Espera-se que esta pesquisa possa sinalizar para as contribuições que o uso de modelos podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de genética, biologia celular e biologia molecular, de modo a promover uma aprendizagem potencialmente significativa dos assuntos considerados de difícil assimilação.

Presidente - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Interno - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA
Interno - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 21/06/2013 11:27