Banca de DEFESA: FERNANDO COSTA FERNANDES GOMES

DISCENTE: FERNANDO COSTA FERNANDES GOMES
DATA: 05/08/2011
LOCAL: Auditório do CCET

A desistência na licenciatura em Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN): causas e sugestões para o combate.

LICENCIATURA EM FÍSICA, EVASÃO, DESISTÊNCIA, IFRN

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

A presente dissertação propõe como questão-foco estudar a desistência de licenciandos em Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e colaborar com a proposta de sugestões para o enfrentamento dessa problemática. O primeiro capítulo se inicia com uma visão panorâmica de dois problemas significativos no sistema educacional brasileiro: as altas taxas de desistência nas licenciaturas em Física e a falta de professores com formação específica nesta ciência. Em seguida, discutimos a relevância desta pesquisa para a área de ensino de Física, bem como justificamos a sua realização no âmbito de um mestrado profissionalizante. Apresentamos uma definição própria para o termo desistência, elaborado com base na problemática existente no IFRN. E, ainda no primeiro capítulo, explicitamos a questão-foco, os objetivos e os aspectos metodológicos deste trabalho. Os resultados obtidos em nossa investigação são apresentados nos quatro capítulos seguintes. No segundo capítulo desta dissertação, apresentamos: um breve histórico da criação da licenciatura em Física do IFRN, o funcionamento deste curso e o surgimento das turmas 2004.2 e 2006.1. Também mostramos uma espécie de mapa da desistência das turmas investigadas (o índice de desistência a 84,4% em ambas as turmas) e uma análise da relação entre os currículos de cada um delas e o número de abandonos. No terceiro capítulo, exibimos uma estatística descritiva da caracterização sócio educacional do público desistente e identificamos que as maiores desistências ocorreram com alunos que são: mulheres; casados; pais de um filho; trabalhadores; ingressaram com idade mínima de 23 anos e concluíram o ensino médio há pelo menos 6 anos. Em seguida, no quarto capítulo, revelamos e discutimos os relatos dos alunos sobre as causas de suas desistências. Diante dos dados apresentados, podemos afirmar que a resposta à pergunta “Qual foi o principal motivo da sua desistência?” encontra-se majoritariamente em causas pessoais: opção por outro curso de nível superior e falta de tempo para se dedicar ao curso. No quinto capítulo, expomos os resultados relacionados às opiniões docentes sobre o fenômeno em questão. Detectamos três principais causas para o abandono, segundo os professores: a falta de dedicação; a falta de interesse; e a falta de integração no curso. No sexto e último capítulo, discutimos os resultados obtidos e apresentamos nossa conclusão e o relatório proposto – produto desta dissertação, apresentado como anexo. Esse relatório contém, principalmente, sugestões de ações institucionais e curriculares que podem contribuir para a redução da desistência na licenciatura em Física no IFRN. As principais ações sugeridas são: implantação da matriz curricular em disciplinas; implantação de programas ou ações para combater a formação básica de conteúdos deficiente; implantação de programas ou ações específicos para o aluno trabalhador; e divulgação da licenciatura em Física do IFRN em escolas por meio de seminários ou workshops.

Externo à Instituição - DANTE HENRIQUE MOURA - IFRN
Presidente - 1645641 - JULIANA MESQUITA HIDALGO FERREIRA
Interno - 346465 - MARCILIO COLOMBO OLIVEROS
Externo à Instituição - ZANONI TADEU SARAIVA DOS SANTOS - IFRN