Banca de DEFESA: ADRIANA DAMASCENO PEREIRA PINTO

DISCENTE: ADRIANA DAMASCENO PEREIRA PINTO
DATA: 16/09/2013
LOCAL: Auditório do CCET

Dificuldades de aprendizagem sobre conceitos de genética no ensino fundamental

Concepções alternativas, conteúdos de genética, célula e cromossomo, ensino fundamental, Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

As concepções alternativas,são ideias iniciais dos estudantes sobre conceitos específicos, que podem levar a erros conceituais dificultando a aprendizagem significativa de conceitos científicos, especialmente aqueles com alto grau de abstração, como biologia celular e genética. Objetivou-se com este trabalho avaliar as dificuldades de aprendizagem de estudantes de ensino fundamental sobre conceitos de genética, em uma escola da rede pública no Estado do Rio Grande do Norte. Para identificação das concepções alternativas sobre célula, cromossomos, genes, DNA e hereditariedade foram utilizados desenhos e questionário, contendo questões abertas e fechadas. Uma análise dos limites e potencialidades dos questionários e desenhos como instrumento diagnóstico de concepções alternativasfoi realizada. Para análise dos resultados usou-se uma abordagem qualitativa, com breve ênfase quantitativa. Foram categorizados cinco níveis de entendimento conceitual: sem compreensão (SC); compreensão parcial (CP), compreensão coerente (CC), compreensão incoerente (CI), compreensão parcial e incoerente (CP/CI). As concepções alternativas evidenciadas foramcaracterizadas pela falta de entendimento em torno dos níveis de organização celular, identificação e localização das partes constituintes da célula e do material genético e incompreensão do fenômeno da hereditariedade. As concepções alternativas evidenciadas sinalizam ter origem sensorial, cultural e escolar, principalmente dos livros didáticos, evidenciado pela expressão de obstáculos verbais e conhecimento pragmático. Foi evidenciado maior lacuna no conhecimento sobre o material genético (cromossomo) do que sobre as células.A partir da avaliação dos limites e possibilidades dos instrumentos usados, indicamos o uso associado de questões abertas e desenhos a entrevistas para identificar as concepções alternativas em estudantes com mais precisão. Para superar as dificuldades de aprendizagem de conceitos sobre genética diagnosticada a partir da identificação das concepções alternativas dos estudantes, foi proposta uma sequência de ensino potencialmente significativa (UEPS), visando contribuir com o planejamento da ação pedagógica do professor que busca minimizar as dificuldades de ensino e aprendizagem em torno do tema. Evidenciamos que o conhecimento sobre as concepções alternativas dos estudantes se constitui um elemento essencial para orientar o planejamento e a prática pedagógica do professor, visando a superação e permanência das concepções alternativas nos níveis subsequentes de ensino.

Presidente - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Interno - 338397 - ELINEI ARAUJO DE ALMEIDA