Banca de QUALIFICAÇÃO: BIANCA FELIPE DE SOUZA

DISCENTE : BIANCA FELIPE DE SOUZA
DATA : 29/04/2024
LOCAL: Virtual

ESTUDO DO COMPORTAMENTO BIDIMENSIONAL DA PLUMA DE ÓLEO E GÁS ORIUNDA DE UM BLOWOUT NA REGIÃO DA BACIA POTIGUAR

Vazamentos submarino de petróleo, modelo de pluma submarina, bacia Potiguar.

A modelagem matemática de vazamentos submarinos de petróleo é uma ferramenta importante, pois informa o comportamento do óleo derramado, áreas que podem ser afetadas, bem como proporciona base técnica para a escolha, desenvolvimento e aplicação de ações de contenção. O acidente da plataforma Deepwater Horizon em 2010 no Golfo do México chamou a atenção para a relevância de modelos de monitoramento e predição, sendo catalisador no desenvolvimento de estudos e estratégias para sua otimização. A precisão de tais modelos depende diretamente da modelagem de campo-próximo, observando os processos que ocorrem imediatamente no local do vazamento; a dinâmica da pluma e a distribuição resultante do tamanho da gota de óleo na água. O estudo de tais fatores é de grande importância para estimativas de resultados em medidas como a aplicação submarina de dispersantes no ponto de vazamento, por exemplo. Vários elementos tornam a modelagem de vazamentos submarinos mais complicados do que lançamentos superficiais, como as restrições em medir com precisão as condições oceanográficas predominantes e a limitação de dados disponíveis nas primeiras horas de eventuais ocorrências, ou seja volumes liberados, localização exata, fluxo de vazamento, composição e condições termodinâmicas do fluido contaminante, dentre outros. Em cenários de blowouts - considerados um dos principais contribuintes para os riscos de atividades offshore - fatores como a influência de correntes oceânicas, altas pressões e baixas temperaturas e a interação com camadas rochosas e sedimentos submarinos, acarretam dificuldades na modelagem das ocorrências. Nesse contexto, este projeto propõe a aplicação de conhecimentos recentes em modelagem de campo próximo para analisar o comportamento de uma pluma submarina de petróleo e gás simulando um cenário de blowout na Bacia Potiguar. Será utilizado o modelo TAMOC, que utiliza abordagem lagrangeana para a modelagem integral das partículas de óleo e gás em plumas submarinas. Fatores a serem analisados incluem o tempo estimado para o óleo atingir a superfície, localização aproximada onde a pluma atingirá a superfície, composição do óleo que emergirá na superfície e distribuição de tamanho de partículas ao longo da pluma. A partir da análise de dados obtidos, a pesquisa visa aprimorar a compreensão dos processos envolvidos em vazamentos submarinos e contribuir para a gestão eficaz de incidentes dessa natureza na região estudada.

Presidente - 1584174 - DOMINGOS FABIANO DE SANTANA SOUZA
Interno - 3304882 - CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO PADILHA