EDITAL Nº 04/2024 – PRH-ANP 26.1 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE DOUTORADO - 2024

A Comissão Gestora do Programa de Recursos Humanos em Engenharia de Petróleo (PRH-ANP 26.1), no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital, que estabelece as normas para a seleção de 01 aluno(a) bolsista de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFRN. O PRH-ANP é um programa de formação de recursos humanos para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis e de estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento científico do país.

1. Sobre o Programa:
1.1 O PRH-ANP 26.1 tem como ênfase “Exploração, Desenvolvimento e Produção”, com enfoque na indústria de petróleo, gás natural e energias renováveis. Seu objetivo é capacitar profissionais para responder aos novos e expressivos desafios tecnológicos e regulatórios desta indústria, considerando, inclusive, sua expansão para as fontes renováveis.

1.2 O(A) aluno(a) aprovado(a) como bolsista de doutorado do PRH-ANP 26.1 neste edital desenvolverá pesquisa na área de Recuperação Avançada de Petróleo (EOR) em Reservatórios Carbonáticos, com aplicação do método de Injeção Alternada de Água e Gás Assistida por Espuma (FAWAG), utilizando surfactantes para gerar essa espuma e CO2 como gás, a fim de evitar sua liberação na atmosfera e, consequentemente, buscar mantê-lo no reservatório. Dessa forma, o objetivo principal do trabalho é controlar a mobilidade do gás, através da formação de espuma no meio poroso, e reduzir a saturação residual de óleo, buscando-se, assim, o aumento na eficiência de varrido e no fator de recuperação. As atividades serão desenvolvidas no Laboratório de Engenharia de Reservatórios de Petróleo (LABRES/CT/UFRN), coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Allyson Felipe Rodrigues, e no Laboratório de Tecnologia de Tensoativos (LTT/IQ/UFRN), coordenado pelo Prof. Dr. Alcides de Oliveira Wanderley Neto.

Serão realizadas no período de 04 a 10 de março de 2024 exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico prhanp26@gmail.com. Para a efetivação da inscrição, o candidato deverá anexar, em e-mail ÚNICO, toda a documentação (em formato PDF) exigida no item 5 deste Edital. No campo “Assunto” do e-mail, deverá constar o número do Edital para o qual a inscrição está sendo apresentada e o nome do candidato, conforme o modelo “EDITAL Nº 04/2024 – PRH-ANP 26.1 DSc – NOME DO CANDIDATO”.

A Homologação das Inscrições será divulgada até o dia 11 de março de 2024 na página https://posgraduacao.ufrn.br/ppgeq do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da UFRN.

valor mensal da bolsa, previsto no Edital de Chamada Pública n°01/2018/PRH-ANP, é de R$ 4.230,00 (Quatro mil duzentos e trinta reais). Está prevista, segundo Plano de Trabalho enviado pela FINEP, 01 bolsa de doutorado, cuja implementação está vinculada à liberação da FINEP/ANP. A vigência da bolsa compreenderá o prazo previsto no Termo de Outorga.

Qualquer dúvida estamos as ordens;

Atenciosamente.

Notícia cadastrada em: 04/03/2024 19:14