Banca de QUALIFICAÇÃO: SUELYA DA SILVA MENDONÇA DE PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUELYA DA SILVA MENDONÇA DE PAIVA
DATA : 15/01/2024
LOCAL: VIRTUAL

Sistemas eletroquímicos para produção de compostos de valor comercial a partir de resíduos agricolas

Materiais electrocatalíticos; Produtos de alto valor comercial; sínteses orgânica ; resíduos; Reações de oxidação; Eletroquímica

Este projeto é em colaboração com a Universidad de Castilla La Mancha e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para desenvolvimento de novos processos para transformação de resíduos da indústria alimentícia e com a consequentente produção de compostos de alto valor comercial. Neste contexto, a eletroquímica e os métodos de eletrossíntese têm feito recebido destaque para a conversão de resíduos em compostos de alto valor comercial. No entanto, nenhum interesse significativo foi dado quando resíduos são os percussores aplicando tecnologias eletroquímicas. A eletroquímica vem se tornando cada dia mais destaque como uma tecnologia que proporciona a remediação ambiental, minimizando os efeitos nocivos da alta toxicidade dos poluentes persistentes. Cabe destacar que a eletroquímica desempenha um papel importante para a oxidação de tais contaminantes ou oxida-los em moléculas com menor toxicidade; assim, a eletroquímica pode desempenhar um papel importante na redução da poluição, principalmente no desenvolvimento de novos tratamentos alternativos com alta eficiência, capacidade e seletividade para a degradação de poluentes. Além disso, os materiais eletrocatalíticos utilizados desempenham um papel muito importante na eficiência do processo eletroquímico, pois promovem uma conversão ou combustão eficiente de compostos orgânicos. Apesar disso, em muitos casos, a degradação de poluentes favorece a produção de diversos intermediários, e estes podem ter um alto valor agregado. O desafio social deste projeto afirma a necessidade dos países se tornarem uma “Economia Verde” com uso sustentável de recursos. Para atingir esta meta, é necessário o desenvolvimento de novas tecnologias. Neste contexto, o presente projeto também visa desenvolver tecnologias ecossustentáveis para reações anódicas.

Interna - 2275848 - ELISAMA VIEIRA DOS SANTOS
Interna - ***.673.134-** - JUSSARA CÂMARA CARDOZO - UFRN