Banca de QUALIFICAÇÃO: BIANCA FELIPE DE SOUZA

DISCENTE : BIANCA FELIPE DE SOUZA
DATA : 29/09/2023
LOCAL: LEAFT

ESTUDO DO COMPORTAMENTO BIDIMENSIONAL DA PLUMA DE ÓLEO E GÁS ORIUNDA DE UM BLOWOUT NA REGIÃO DA BACIA POTIGUAR

Vazamentos submarino de petróleo, modelo de pluma submarina, bacia Potiguar.

A modelagem matemática de vazamentos submarinos de petróleo é uma ferramenta importante, pois informa o comportamento do óleo derramado, áreas que podem ser afetadas, bem como proporciona base técnica para a escolha, desenvolvimento e aplicação de ações de contenção. O acidente da plataforma Deepwater Horizon em 2010 no Golfo do México chamou a atenção para a relevância de modelos de monitoramento e predição, sendo catalisador no desenvolvimento de estudos e estratégias para sua otimização. A precisão de tais modelos depende diretamente da modelagem de campo-próximo, observando os processos que ocorrem imediatamente no local do vazamento; a dinâmica da pluma e a distribuição resultante do tamanho da gota de óleo na água. O estudo de tais fatores é de grande importância para estimativas de resultados em medidas como a aplicação submarina de dispersantes no ponto de vazamento, por exemplo. Vários elementos tornam a modelagem de vazamentos submarinos mais complicados do que lançamentos superficiais, como as restrições em medir com precisão as condições oceanográficas predominantes e a limitação de dados disponíveis nas primeiras horas de eventuais ocorrências, ou seja volumes liberados, localização exata, fluxo de vazamento, composição e condições termodinâmicas do fluido contaminante, dentre outros. Em cenários de blowouts - considerados um dos principais contribuintes para os riscos de atividades offshore - fatores como a influência de correntes oceânicas, altas pressões e baixas temperaturas e a interação com camadas rochosas e sedimentos submarinos, acarretam dificuldades na modelagem das ocorrências. Nesse contexto, este projeto propõe a aplicação de conhecimentos recentes em modelagem de campo próximo para analisar o comportamento de uma pluma submarina de petróleo e gás simulando um cenário de blowout na Bacia Potiguar. Será utilizado o modelo TAMOC, que utiliza abordagem lagrangeana para a modelagem integral das partículas de óleo e gás em plumas submarinas. Fatores a serem analisados incluem o tempo estimado para o óleo atingir a superfície, localização aproximada onde a pluma atingirá a superfície, composição do óleo que emergirá na superfície e distribuição de tamanho de partículas ao longo da pluma. A partir da análise de dados obtidos, a pesquisa visa aprimorar a compreensão dos processos envolvidos em vazamentos submarinos e contribuir para a gestão eficaz de incidentes dessa natureza na região estudada.

Palavras Chave em Português: Vazamentos submarino de petróleo, modelo de pluma submarina, bacia Potiguar.

Título em Inglês: Study of the two-dimensional behavior of an oil-gas plume from a blowout in the Potiguar Basin region.

Resumo em Inglês:
The modeling of oil released from underwater sources is an important tool as it informs about the behavior of spilled oil, areas that can be affected, and provides a technical basis for the selection, development, and implementation of response actions. The Deepwater Horizon platform accident in 2010 in the Gulf of Mexico drew attention to the relevance of monitoring and prediction models, acting as a catalyst for the development of studies and strategies for optimization. The accuracy of such models depends directly on near-field modeling, observing the processes that occur immediately at the leak site, determining the dynamics of the plume and the resulting distribution of oil droplet sizes in the water. The study of these factors is of great importance for estimating outcomes in measures, for example the underwater application of dispersants around the release point. Several elements make the modeling of underwater leaks more complex than surface releases, such as constraints on accurately measuring prevailing oceanographic conditions and the limited availability of data in the initial hours of potential incidents, e.g., released volumes, exact location, leakage flow, composition, and thermodynamic conditions of the contaminating fluid, among others. In blowout scenarios, considered one of the main contributors to offshore activity risks, factors such as the influence of ocean currents, high pressures and low temperatures, and interaction with rocky layers and underwater sediments pose challenges in modeling the occurrences. In this context, this project proposes the application of recent knowledge in near-field modeling to analyze the behavior of an underwater oil and gas plume by simulating a blowout scenario in the Potiguar Basin (Rio Grande do Norte). The Texas A&M Oil Spill Calculator (TAMOC) model (2015), which uses a Lagrangian approach for the integral modeling of oil and gas particles in underwater plumes, will be used. Factors to be analyzed include the estimated time for the oil to reach the surface, the approximate location where the plume will reach the surface, the composition of the oil that will emerge on the surface, and the distribution of particle sizes along the plume. Through the analysis of obtained data, the research aims to enhance the understanding of the processes involved in underwater leaks and contribute to effective incident management of this nature in the studied region.

Interno - 3304882 - CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO PADILHA
Interno - 1584174 - DOMINGOS FABIANO DE SANTANA SOUZA