Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA RENALY FERNANDES MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÉSSICA RENALY FERNANDES MORAIS
DATA : 19/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

Produção de agregados enzimáticos reticulados (CLEAs) usando coquetéis enzimáticos celulolíticos comerciais e enzimas produzidas por Trichoderma reesei CCT-2768  para aplicação na etapa de hidrólise de fibra de coco pré-tratada


PALAVRAS-CHAVES:

Imobilização de enz\imas; hidrólise enzimática, etanol 2G, CLEAs; nanopartículas magnéticas


PÁGINAS: 52
RESUMO:

A biomassa lignocelulósica, um dos recursos renováveis mais abundantes, está disponível para a produção de diversos produtos sendo constituída principalmente de celulose, hemicelulose e lignina. Destaca-se que o Brasil apresenta características como condições climáticas apropriadas e grandes áreas cultiváveis que favorecem o agronegócio, o que, por consequência, resulta em uma vasta quantidade de biomassa lignocelulósica residual. Nesse contexto, a produção de coco verde (Cocos nucifera) apresenta um cenário favorável, porém existe a preocupação com a grande quantidade de resíduos sólidos provenientes da grande comercialização do fruto e que são descartados de forma inadequada. Assim, há um interesse em se utilizar esse resíduo lignocelulósico proveniente do coco verde para obtenção produtos com maior valor agregado, tais como enzimas, etanol e e produtos químicos.
Quando utilizado para produção de etanol o material lignocelulósico deve passar por um pré-tratamento que tem como objetivo de efetuar a remoção da hemicelulose e lignina, diminuir a cristalinidade da celulose e aumentar a porosidade do material. Diferentes pré-tratamentos são utilizados, dentre eles destaca-se o pré-tratamento por explosão à vapor. Nesse método, a biomassa é submetida ao calor sob vapor pressurizado para despolimerizar a hemicelulose e expandir as fibrilas de celulose, diminuindo a cristalinidade deste polímero e aumentando a área superficial acessível ao ataque na enzimas no processo de hidrólise. Destaca-se que durante o processo de hidrólise da celulose as celulases são usadas, na maioria da vezes, na forma de coquetéis, sendo que muitas vezes o reaproveitamento das enzimas fica comprometido. Nesse contexto, a imobilização é um método eficaz que permite a reutilização de enzimas, aumenta a estabilidade das enzimas, facilita a separação de produtos, além de melhorar sua seletividade, especificidade e diminuir sua inibição. O método, quando realizado de forma correta, aumenta a produtividade dos processos, além de fornecer uma abordagem de catálise econômica e ecologicamente amigável. Dentro do contexto de imobilização, a tecnologia de agregados enzimáticos reticulados (do inglês cross-linked enzymes aggregates - CLEAs) vem sendo usada com diversos tipos de enzimas, e demonstrou ser uma abordagem rápida, eficiente, fácil e adequada à otimização de enzimas. Para a formação dos CLEAs, inicialmente precipita-se as enzimas, formando os agregados e, posteriormente, faz-se a reticulação usando um agente de reticulação, como o glutaraldeído. Assim, o método de formação dos CLEAs, tradicionalmente, não necessita do uso de suportes sólidos. No entanto, os CLEAs produzidos tendem a apresentar baixa estabilidade mecânica e dificuldades na recuperação, muitas vezes necessitando de materiais sólidos na prática.
Na atualidade, a utilização de matrizes magnéticas para imobilização de enzimas tem ganhado espaço comparado a outros tipos de suporte. Os suportes magnéticos têm se mostrado versáteis como matrizes de suporte para imobilização de enzimas. Além do mais, os suportes magnéticos possibilitam uma boa recuperação de biocatalisadores aplicando um campo magnético. Neste contexto, o objetivo do presente estudo é a produção de CLEAs tradicionais e CLEAs magnéticos usando coquetéis celulolíticos comerciais e enzimas celulolíticas produzidas por fermentação em estado sólido (FES). Esses CLEAs serão aplicados na hidrólise de biomassa lignocelulósica, visando avaliar o aumento do rendimento de açúcares fermentescíveis. Assim, o estudo também contribui para a área de aproveitamento e valorização da biomassa fibra de coco usando técnicas de imobilização.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1346198 - EVERALDO SILVINO DOS SANTOS
Interno - 3304882 - CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO PADILHA
Interna - 3214434 - NATHALIA SARAIVA RIOS
Notícia cadastrada em: 05/09/2023 15:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao