Banca de DEFESA: JOYCE AZEVEDO BEZERRA DE SOUZA

DISCENTE : JOYCE AZEVEDO BEZERRA DE SOUZA
DATA : 24/07/2023
LOCAL: Auditório do NUPEG

Remoção de fenol em amostras de água via persulfato ativado por ferro zero suportado em biochar

Fenol; Processos Oxidativos Avançados; Persulfato de sódio; Ferro de valência zero; Biochar

A modernização, o elevado crescimento populacional e a produção acelerada de insumos estão desencadeando a geração grandes quantidades de efluentes industriais, que atualmente são um grave problema de escala global, visto que podem contaminar a água, solo e o ar.  A indústria petrolífera é a principal fonte de contaminação das águas e seus produtos e subprodutos possuem inúmeros contaminantes com propriedades toxicológicas, carcinogênicas e mutagênicas, que podem comprometer a qualidade do meio e causar impactos negativos na saúde humana, animal e vegetal. O fenol é um representante dos poluentes desta indústria, estando presente em efluentes como a água produzida de petróleo e em refinarias. Para o tratamento de águas contaminadas com este poluente, os Processos Oxidativos Avançados (POA) estão sendo largamente utilizados. Assim sendo, este trabalho teve por objetivo realizar o tratamento de águas contaminadas com fenol através de um POA utilizando persulfato de sódio (PS), como oxidante, e a combinação entre ferro de valência zero (ZVI) suportado em biochar (BC) como forma de ativação do persulfato. O biochar foi obtido por pirólise (300 °C por 1 h, com taxa de aquecimento de 10 °C. min-1), utilizando como biomassa as cascas dos frutos da Calotropis procera, e o ZVI foi obtido pelo método de redução química. O BC, o ZVI e ZVI suportado no BC (BC/ZVI) foram caracterizados morfologicamente, por meio de FRX, DRX, MEV-EDS, FTIR, BET, análise do potencial zeta, tamanho de partícula e índice de polidispersão. Em relação aos experimentos de oxidação, foi realizado um delineamento experimental no qual as variáveis analisadas foram a concentração do oxidante ([PS] = 1 a 9 mM) e do BC/ZVI ([BC/ZVI] = 1 a 5 g.L-1). Em seguida, foi realizada a otimização do processo, estudando a concentração do oxidante ([PS] = 5 a 13 mM), do ativador ([BC/ZVI] = 3 a 7 g.L-1) e do pH (3,0 a 11,0). Também foi possível comparar o agente ativador com o Fe0 comercial, buscando confrontá-los com o POA proposto. Os resultados obtidos com a caracterização dos materiais demonstraram que o biochar sintetizado mostrou-se similar ao sintetizado por outros trabalhos na literatura, sendo um material carbonáceo, com poros em sua estrutura e que apresentou diversos grupos, grupos oxigenados em sua superfície.  O ZVI sintetizado apresentou-se com estruturas e que acomodou o ZVI de forma a permitir que as partículas do ZVI ficaram disponíveis para a oxidação. Os resultados do tratamento oxidativo indicaram que o sistema proposto PS/BC/ZVI indicou ser eficiente para a degradação do fenol, visto que bons resultados de remoção do fenol foram obtidos. Da otimização do processo, têm-se que o melhor ponto obtido foi o ensaio 4, com as condições ótimas de [PS] = 13 mM e [BC/ZVI] = 7 g.L-1 e pH = 3,0, possuindo a taxa de remoção máxima de 89,12% de remoção. A degradação de fenol utilizando o PS ativado com BC/ZVI obtidos nesse trabalho são satisfatórios para tratamento de efluentes, além da sua aplicação para diminuição e a toxicidade em casos de lançamentos em corpos de água sem os devidos tratamentos.

Presidente - 1149554 - OSVALDO CHIAVONE FILHO
Interna - 1979301 - RENATA MARTINS BRAGA