Banca de QUALIFICAÇÃO: RAISSA DAS GRAÇAS PONTES ARAÚJO

DISCENTE : RAISSA DAS GRAÇAS PONTES ARAÚJO
DATA : 17/03/2023
LOCAL: MODO REMOTO - GOOGLE MEET

REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA DE VIVEIRO DE CAMARÕES PARA CULTIVO DE MICROALGA Synechococcus nidulans VISANDO À PRODUÇÃO DE BIOMASSA E DE FICOBILIPROTEÍNAS

Carcinicultura; Biorrefinaria; Synechococcus nidulans; Zarrouk; Ficocianina.

A atividade de carcinicultura refere-se à criação de camarões e tem bastante expressividade na região do nordeste brasileiro, principalmente nos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte. Um dilema referente a essa atividade econômica trata-se da quantidade considerável de água utilizada para manter as fazendas, visto a elevada carga orgânica, de modo que as trocas de água são necessárias para manter a qualidade do oxigênio e de nutrientes. Entretanto, o descarte inadequado dessa água de forma contínua pode ocasionar bioacumulação crônica e eutrofização. O uso de microalgas para auxílio no tratamento de águas residuais atrelada ao processo de biorrefinaria para geração de produtos de alto valor agregado a partir da biomassa produzida, mostra-se uma alternativa de bastante relevância. A biomassa pode ser aplicada em  diversas áreas, com destaque para  a produção de biocorantes, os quais podem ser aplicados na indústria farmacêutica, nutracêutica e de alimentos. Neste trabalho, a cianobactéria verde-azulada Synechococcus nidulans, pertencente a divisão Cyanophyta, será cultivada em meio Zarrouk diluído com diferentes percentuais (20%, 30% e 50%) em água de um viveiro de camarão orgânico para comparar com o cultivo em meio Zarrouk tradicional. Os cultivos serão realizados com fotoperíodo de 12 horas claro/escuro a 25°C e com aeração. O objetivo principal do trabalho é avaliar a produção de biomassa microalgal nas condições mencionadas, a fim de avaliar o potencial de reutilização da água do viveiro de produção de camarão orgânico para produção de biomassa e extração da ficocianina, um pigmento natural, pertencente ao grupo das ficobiliproteínas, presente em microalgas do gênero Synechococcus.

Interno - 1346198 - EVERALDO SILVINO DOS SANTOS
Interna - 3214434 - NATHALIA SARAIVA RIOS
Externa ao Programa - ***.713.784-** - BRUNA MARIA EMERENCIANO DAS CHAGAS - UFRN
Notícia cadastrada em: 09/03/2023 17:35