Banca de DEFESA: IAN MACEDO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IAN MACEDO SILVA
DATA : 15/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: UFRN https://meet.google.com/gcf-bgah-nkn
TÍTULO:

Análise computacional da absorção química simultânea de Sulfeto de Hidrogênio (H2S) e Dióxido de Carbono (CO2) em solução aquosa de Hidróxido de Sódio (NaOH)


PALAVRAS-CHAVES:

absorção química, análise de sensibilidade, simulação computacional


PÁGINAS: 78
RESUMO:

O Sulfeto de Hidrogênio (H2S) e o Dióxido de Carbono (CO2) são espécies químicas naturalmente geradas durante o processo de decomposição da matéria orgânica, estando presente na composição de gases naturais provenientes das mais diversas fontes. De forma geral, esses gases apresentam uma quantidade muito maior de Dióxido de Carbono (CO2) , que pode variar entre 25% a 60%,  do que Sulfeto de Hidrogênio (H2S), com ordem de grandeza em ppm, podendo variar entre 10 até 1000 ppm, dependendo da fonte desse gás. Devido a toxicidade do sulfeto de hidrogênio ser elevada, trabalhos operacionais demandam um alto nível de atenção quanto aos critérios de segurança, dessa forma a utilização de um método de cálculo para simular condições operacionais antes de iniciar os trabalhos experimentais é uma ferramenta muito valiosa. Este trabalho apresenta uma ferramenta computacional desenvolvida utilizando a linguagem de programação python para simular as absorção química, tanto do Sulfeto de Hidrogênio (H2S), quanto do Dióxido de Carbono (CO2) , em uma coluna de absorção com 27,2 cm de comprimento e 0,34 cm de diâmetro, utilizando uma vazão gasosa de 2,94 m³/h. A corrente gasosa composta por Sulfeto de Hidrogênio (H2S) com concentração de 900 ppm, Dióxido de Carbono (CO2)  com concentração de 0,4 mol/m³, e um gás inerte que complementa a composição do gás. Foi utilizada uma solução de hidróxido de sódio com concentração de 0,5 M como o solvente. Antes da realização da simulação realizou-se um procedimento de estimativa de parâmetros cinéticos do processo e a validação dos resultados através de dados experimentais, a partir da avaliação dos apresentados entre o modelo matemático-computacional e os dados experimentais. Com a ferramenta desenvolvida foi realizada uma análise de sensibilidade na razão líquido/gás, especificando e quantificando os resultados com os erros introduzidos pela variável. Foi obtido um modelo que se adequou bem ao processo nas condições citadas, obtendo uma remoção de Sulfeto de Hidrogênio (H2S) de até 89,7% com um erro percentual médio entre o valor calculado pelo modelo e os dados experimentais de 8,22%. Para o Dióxido de Carbono (CO2), o valor obtido de remoção foi de 5,01%, que apesar de baixo esteve de acordo com o valor experimental, com o erro médio de 5,94%.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1670497 - HUMBERTO NEVES MAIA DE OLIVEIRA
Interno - 1149554 - OSVALDO CHIAVONE FILHO
Externo à Instituição - ANDRE EZEQUIEL GOMES DO NASCIMENTO
Externa à Instituição - MARCIONILA DE OLIVEIRA FERREIRA - IFRN
Notícia cadastrada em: 04/09/2022 21:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao