Banca de DEFESA: MEYRELLE FIGUEIREDO LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MEYRELLE FIGUEIREDO LIMA
DATA : 28/07/2022
HORA: 14:30
LOCAL: VIA GOOGLE MEET
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE EMULSÕES COSMÉTICAS CONTENDO ÓLEO DE COPAÍBA (COPAIFERA OFFICINALIS L)


PALAVRAS-CHAVES:

Emulsão. Óleo de Copaíba. Tensoativos. Antioxidante.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

As plantas começaram a ser utilizadas para fins terapêuticos desde o princípio da história e foi na busca por alimentos para sua sobrevivência que muitas propriedades tóxicas ou curativas de diversas plantas foram descobertas. Muitas plantas da flora brasileira têm sido utilizadas para tratar doenças e os produtos naturais vêm se tornando cada vez mais importantes e se tornando uma alternativa aos remédios sintéticos. O óleo-resina de copaíba é um antibiótico natural com grande potencial de eficácia contra bactérias gram-positivas, sendo muito utilizado como cicatrizante e anti-inflamatório no tratamento de infecções. O objetivo deste trabalho foi formular emulsões cosméticas a base de Tween 20 e óleo de copaíba e avaliar a estabilidade dessas formulações a partir de análises físico-químicas e testes biológicos. O estudo foi realizado desenvolvendo emulsões utilizando óleo resina de copaíba, Tween 20 e água destilada tendo como base um planejamento experimental denominado Rede de Scheffé. A partir das superfícies de resposta geradas através do Software Statística 7.0, a formulação com maior quantidade de fase aquosa (90 % de água destilada, 5 % de óleo de copaíba e 5 % de tensoativo) foi a que apresentou menores desvios de estabilidade de valores de pH, tensão superficial e viscosidade cinemática no decorrer do tempo. Foram utilizados dois antioxidantes distintos nessa formulação e o pH se manteve dentro da faixa aceitável para uso na pele (6,2 – 6,06), além de não apresentar decomposição visual ao longo do tempo. Os testes de estabilidade à centrifugação e acelerada mostraram que as formulações não apresentaram desequilíbrio no aspecto visual e testes reológicos caracterizaram as emulsões como sendo pseudolásticos, característica importante para produtos de aplicação tópica. Dessa forma, as emulsões mostraram bom desempenho de estabilidade no decorrer do tempo para o comportamento físico-químico, tendo, portanto, potencial para serem transformadas em produto.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1753094 - ALCIDES DE OLIVEIRA WANDERLEY NETO
Externo ao Programa - 1198847 - JOSE LUIS CARDOZO FONSECA - UFRNExterna à Instituição - ALAINE MARIA DOS SANTOS SILVA
Externo à Instituição - CLAUDIO LOPES DE VASCONCELOS - UERN
Externo à Instituição - DENNYS CORREIA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 22/07/2022 10:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao