Banca de QUALIFICAÇÃO: THAÍS BEZERRA VERÍSSIMO MIGUEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAÍS BEZERRA VERÍSSIMO MIGUEL
DATA : 28/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE FILMES BIODEGRADÁVEIS A PARTIR DO AMIDO DE JACA COM A INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE ACEROLA(Malphigia emarginata)


PALAVRAS-CHAVES:

amido; resíduos; jaca; acerola; biofilmes


PÁGINAS: 35
RESUMO:

O beneficiamento de resíduos na indústria alimentícia é uma atual tendência global de muita importância pois permite a valorização e aprimora a economia do processamento de alimentos. No Brasil, formas diferentes de produção agroindustrial funcionam conjuntamente com a produção agrícola. A característica e quantidade de resíduos agroindustriais produzidos são versáteis com o tempo. Em sua maioria, o beneficiamento está condicionado diretamente à geração de produtos e, consequentemente, a geração de resíduos. Dessa forma, o descarte dos resíduos do processamento é um problema devido ao aumento da produção. Assim, sua utilização de forma eficiente, segura e econômica é importante para o meio ambiente e está se tornando cada vez mais importante devido à rentabilidade e aos possíveis empregos gerados. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), estima que a produção mundial de resíduos agroindustriais atinja 1,3 bilhão de toneladas por ano, sendo que, 1/3 dos alimentos destinados ao consumo humano são desperdiçados, seja como resíduos, oriundos do processamento ou como perca na cadeia produtiva. Assim, os resíduos agroindustriais sendo aproveitados mostra uma iniciativa frente ao desperdício de alimentos, e ao beneficiamento e processamento desses, além de possibilitar uma oportunidade de desenvolvimento de subprodutos, com agregação de valor. Ainda segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (WHO/FAO, 1998), o amido é a fonte mais importante de carboidratos na alimentação humana, representando um percentual que varia de 80% a 90% de todos os polissacarídeos da dieta. O amido é um dos polímeros naturais que vem ganhando espaço nos estudos  de materiais biodegradáveis para embalagens alimentícias por seu baixo custo e propriedade de formar filme. A semente da jaca é uma fonte não convencional de amido, além de ser um resíduo muitas vezes não aproveitado. A jaca é uma fruta comum no Brasil e se desenvolve em regiões quentes. Suas sementes são ricas em amido e o aproveitamento deste configura-se na valorização do resíduo. Esse resíduo pode ser de suma importância na elaboração de filmes biodegradáveis, pois ao ser agregado aos compostos presentes no extrato da acerola que será adicionado a sua matriz polimérica poderá retardar degradações sendo essa a necessidade e o desejo dos consumidores e da indústria. Foi pensando assim que levou ao desenvolvimento de embalagens ativas antioxidantes que tem a capacidade de aumentar a vida de prateleira dos alimentos sem precisar adicionar antioxidantes diretamente na formulação dos alimentos, com isso, a necessidade de incorporar o extrato do resíduo da acerola ao filme para caracterizá-lo como ativo e antioxidante.

Com base em todo esse contexto, o estudo tem como objetivo extrair o amido da semente da jaca, extrair os compostos bioativos do resíduo da acerola e utilizar na elaboração de um filme ativo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1346198 - EVERALDO SILVINO DOS SANTOS
Externa ao Programa - 1803301 - KATIA NICOLAU MATSUI - UFRNExterno ao Programa - 027.194.253-38 - SÉRGIO DANTAS DE OLIVEIRA JÚNIOR
Notícia cadastrada em: 14/07/2022 20:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao