Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ EDUARDO PEREIRA SANTIAGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ EDUARDO PEREIRA SANTIAGO
DATA : 01/04/2022
LOCAL: Virtual

Dessulfurização de combustíveis via extração líquido-líquido em microfluido

Extração Dessulfurativa; Escoamento Bifásico; Microfluidos.

O processo convencional de eliminação de compostos sulfurosos em refinarias de petróleo, é comumente realizada via hidrodessulrização catalítica (HDS), usando catalisadores baseados em Co-Mo ou Ni-Mo. Sendo capaz de converter a maior parte dos compostos sulfurosos alifáticos em H2S. Porém, a técnica apresenta dificuldades para tratar correntes com compostos sulfurosos aromáticos. Recentemente, os trabalhos têm mostrado êxito da operação de extração dessulfurativa (EDS) em microcanais, os quais apresentam elevada razão área-volume e proporcionam intensificação de transferência de massa. Para que a EDS em microssistemas seja consolidada, um dos fatores primordiais é a escolha adequada dos solventes guiada por fatores técnicos-ambientais. O polietilenoglicol (PEG) e o Solvente Eutético (SE) são solventes tem a habilidade de agir como um doador e aceptor de pontes de ligação de hidrogênio e oxigênio, além de apresentar características fundamentais, como ser biodegradável, não ser corrosivo, possuir estabilidades térmico e química e seu baixo custo. A literatura demonstra o desempenho na EDS para diferentes amostras de combustível, porém ainda há lacunas que necessitam de esclarecimentos, sobretudo no âmbito de microfluidos. Assim, a presente proposta visa o estudo robusto da utilização do PEG 400 e, posteriormente o Solvente Eutético na EDS de combustíveis em microfluidos sob diferentes condições de escoamento.

Presidente - 1584174 - DOMINGOS FABIANO DE SANTANA SOUZA
Externo ao Programa - 2302898 - ELEDIR VITOR SOBRINHO
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO PADILHA - UFRN
Notícia cadastrada em: 07/03/2022 12:02