Banca de DEFESA: JOÃO MILLER DE MELO HENRIQUE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO MILLER DE MELO HENRIQUE
DATA : 25/02/2022
LOCAL: VIRTUAL

NOVOS DESENVOLVIMENTOS TECNOLÓGICOS PARA A ELIMINAÇÃO DE POLUENTES VOLÁTEIS NO TRATAMENTO DE SOLOS ASSISTIDOS ELETROQUIMICAMENTE

Extração de vapor de solo; eletrocinética; campo elétrico, hexaclorociclohexano; lindano

O tratamento de solos poluídos é uma das prioridades na busca por um planeta mais sustentável. A remediação de solos assistida eletroquimicamente tem sido considerada uma boa opção, especialmente quando associada a outros processos na eliminação de contaminantes orgânicos contidos no solo. Entretanto, os processos de base eletroquímica geram uma contaminação secundária por fluidos, especialmente na produção de fluxos gasosos. Nesse cenário, foi proposto neste trabalho a combinação de tecnologias para o tratamento de solos contaminados com compostos organoclorados com foco na produção dos fluxos gasosos. Para os experimentos em escala de bancada, foram combinadas as tecnologias de lavagem eletrocinética de solos (EKSF) com a extração de ar (AS) e, para os experimentos em escala piloto, a remediação eletrocinética (EK) com e sem lavagem de solo associada com a extração de vapor (SVE). Os resultados em escala de bancada mostraram que a tecnologia EKS+AS pode remover mais de 90% de compostos fenólicos contidos em um solo bruto após 14 dias de tratamento, enquanto testes envolvendo a remediação de um solo enriquecido com lindano alcançaram 50% de remoção. Em escala piloto, foram estudadas as associações entre SVE+EK e SVE+EKSF, além do emprego da SVE sozinha, na remediação de uma matriz envelhecida contendo uma mistura de hexaclorociclohexanos (γ-HCH, ε-HCH, α-HCH, δ-HCH) integrada a uma matriz sintética fresca de solo compactada. Os resultados mostraram que 70% de remoção foi alcançada apenas com a SVE. Associar SVE+EK afetou negativamente a remoção dos contaminantes. A perda de conteúdo de água no solo indicou sobre a necessidade de usar EKSF no lugar de EK. No entanto, 90% de remoção foi alcançada empregando as tecnologias integradas EKSF+SVE. Os resultados demonstraram que a combinação de EKSF e SVE pode ser positiva, mas é necessária a aplicação de campos elétricos elevados para promover uma temperatura mais elevada no sistema em escala piloto, o que melhora a volatilização do HCH contido no sistema. O transporte EK é aprimorado com a aplicação de campos elétricos, mas esses processos de transporte são muito mais lentos do que os processos de volatilização, que são os primários neste sistema.

Externa à Instituição - CARMEN MARIA FERNANDEZ MARCHANTE
Externo ao Programa - 1645110 - CARLOS ALBERTO MARTINEZ HUITLE