Banca de DEFESA: MÁRCIA FERNANDA TEIXEIRA DE MENEZES

DATA : 19/02/2022
LOCAL: meet.google.com/caw-xcyx-mjw

ESTRATÉGIA DE CRISTALIZAÇÃO FRACIONÁRIA APLICADA AO SISTEMA NACL-CACL2-H2O

Águas subterrâneas. Cristalização fracionária. Equilíbrio sólido-líquido do sistema NaCl-CaCl2-H2O.

O semiárido brasileiro, em determinados períodos, sofre com a escassez de água. Além das chuvas insuficientes, outro fator que contribui com esse cenário é a presença de solos cristalinos de rasa profundidade, que prejudicam o armazenamento de água nos aquíferos subterrâneos. Todavia, mesmo se armazenada em elevadas quantidades nos aquíferos, devido à alta quantidade de sais, a água se torna imprópria para consumo humano. De acordo com a Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde, a longo prazo, águas com elevada quantidade de íons em solução poderão acarretar em complicações de saúde aos indivíduos que a consumirem. Tendo em vista a resolução desse problema, recomenda-se o uso de técnicas de dessalinização. O presente estudo foi realizado com base em dados físico-químicos da água de poços da comunidade de Boa-Fé em Mossoró/RN, a partir de dados coletados por Antas (2017), e foi proposta uma estratégia de recuperação dos sais e de obtenção de uma água apropriada para consumo. Realizou-se, então, um estudo de cristalização fracionária com base em diagramas de equilíbrio sólidolíquido, aplicado ao sistema NaCl-CaCl2-H2O em distintas temperaturas de operação (50 °C e 75 °C). A primeira etapa do projeto se baseou no estudo do sistema a 75 °C, a partir do qual foi possível definir rotas de cristalização (Estratégia A1, B2, C3 e D4). Nessa condição, a rota que mostrou melhor desempenho na remoção dos sais foi a Estratégia B2, que apresentou extração de 83,85% de NaCl e 72,16% de CaCl2.2H2O. Mesmo os percentuais sendo elevados, eles não se mostraram suficientes para levar o sistema ao valor estabelecido para o padrão de potabilidade. Foi necessário, portanto, iniciar a segunda etapa do estudo, em que foram definidas estratégias de otimização que levassem a uma maior recuperação desses sais: o resfriamento do processo para a temperatura de 50 °C (Otimização 1); a diluição da corrente de saída para o sistema a 75 °C (Otimização 2); e a diluição da corrente de saída para o sistema resfriado de 75 °C a 50 °C (Otimização 3). A Estratégia B2 acrescida da Otimização 2 se mostrou suficiente para obtenção de uma água dentro dos padrões de potabilidade. Essa estratégia resultou em uma recuperação de 95,48% de NaCl e 92,20% de CaCl2.2H2O. Porém, dentre todas, a que apresentou melhores taxas de recuperação foi a Estratégia B2 acrescida de Otimização 3, que extraiu 97,09% de NaCl e 94,82% de CaCl2.2H2O. Em um terceiro momento, foi efetuada a simulação do processo de cristalização fracionária no programa SPECS v5.63©, com a finalidade comparar as metodologias e de validar a estratégia estabelecida através dos diagramas de equilíbrio. Contudo, o modelo termodinâmico extended UNIQUAC e a equação de estado SRK, utilizados pelo programa, não são os indicados para descrever um sistema eletrolítico. Por essa razão, o estudo comparativo realizado revelou uma diferença significativa entre os métodos, de aproximadamente 11,15%. Em conclusão, verificou-se que o estudo se mostrou eficaz na proposição de estratégias de recuperação dos sais e de obtenção de uma água dentro dos padrões de potabilidade.

Presidente - 2929066 - ANDRE LUIS LOPES MORIYAMA
Interno - 349801 - CARLSON PEREIRA DE SOUZA