Banca de QUALIFICAÇÃO: LAÍS SIBALDO RIBEIRO

DATA: 28/11/2014
LOCAL: Auditório do NUPEG

USO DE ÁGUA PRODUZIDA NA FORMULAÇÃO DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO

fluidos de perfuração, água produzida, reologia, filtrado.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
SUBÁREA: Tecnologia Química
ESPECIALIDADE: Petróleo e Petroquímica

Os fluidos de perfuração tem importância fundamental nas atividades petrolíferas, uma vez que, são responsáveis por permitir a retirada dos cascalhos provenientes da perfuração, a manutenção da pressão e estabilidade do poço, evitando desmoronamentos e influxo de fluido na formação rochosa e a lubrificação e resfriamento da broca. Existem basicamente três tipos de fluidos de perfuração, são eles: de base aquosa, de base não aquosa e aerado. O fluido de perfuração de base aquosa é amplamente usado por ser menos agressivo ao meio ambiente e apresentar excelente estabilidade e inibição, entre outras qualidades. A água produzida é gerada simultaneamente com o petróleo durante a produção e possui grandes concentrações de metais e contaminantes, sendo necessário tratar para ser descartada. A água produzida dos campos de Urucu-AM possui elevadas concentrações de contaminantes, metais e sais como de cálcio e magnésio, dificultando o seu tratamento e descarte. Com isso, o objetivo foi analisar o uso da água produzida sintética com características semelhantes à água produzida de Urucu-AM na formulação de um fluido de perfuração aquoso, observando a influência da variação da concentração de cálcio (0,733 a 43,63g/L) e magnésio (0,209 a 9,411g/L) nos testes de reologia e filtrado. Realizou-se um planejamento experimental fatorial simples 32 para modelagem estatística dos dados. Os resultados mostraram que a variação das concentrações de cálcio e magnésio não influenciam na reologia do fluido, onde a viscosidade plástica, viscosidade aparente e os géis final e inicial não oscilaram significativamente. Para o filtrado, a concentração de cálcio influenciou de forma linear na concentração de cloreto, onde quanto maior a concentração de cálcio, maior a concentração de cloreto no filtrado. Para o volume de filtrado foi observado que a concentração de cálcio influencia de forma quadrática, isso significa que elevadas concentrações de cálcio interferem no poder de retenção dos inibidores de filtrado utilizados na formulação do fluido. A concentração de magnésio influenciou apenas na concentração de cloreto de forma quadrática. O fluido com concentração máxima de magnésio (9,411g/L), porém concentração mínima de cálcio (0,733g/L) apresentou bons resultados. Portanto uma água produzida com concentração máxima de magnésio de 9,411g/L e concentração máxima de cálcio de 0,733g/L pode ser utilizado para formulação de fluidos de perfuração de base aquosa.

Presidente - 347057 - TEREZA NEUMA DE CASTRO DANTAS
Interno - 347289 - AFONSO AVELINO DANTAS NETO
Externo ao Programa - 1531209 - VANESSA CRISTINA SANTANNA
Notícia cadastrada em: 07/11/2014 15:56