DESENVOLVIMENTO DE MÓDULO EDUCACIONAL SOBRE ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA PARA O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DO SUS
Palavras-chave: Nutrição. Conhecimento. Autismo. Educação em Saúde. Terapia Nutricional.
A Educação Permanente em Saúde (EPS) reconhece o cotidiano como um terreno fértil para a inovação, onde desafios são encarados e modelos são substituídos por práticas colaborativas e corajosas, promovendo a escuta atenta da diversidade e pluralidade do país. O objetivo deste trabalho foi desenvolver módulo educacional sobre cuidado nutricional no Transtorno do Espectro Autista (TEA) para profissionais do Sistema Único de Saúde - SUS, utilizando a Telessaúde, na plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). A metodologia aplicada foi de natureza prática, com uma abordagem exploratória e uma ênfase na pesquisa qualitativa com proposta de pesquisa-ação. Inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura e diagnóstico situacional por meio da aplicação de um questionário semiestruturado. As respostas abertas foram analisadas pelos softwares IRAMUTEQ, para da análise de conteúdo através de nuvens de palavras e análise de similitude, enquanto as perguntas fechadas foram analisadas usando o programa SPSS for Windows, versão 18.0 (SPSS Inc. Chicago, Estados Unidos) e Excel (2016).Como resultado do diagnóstico situacional o estudo constatou uma lacuna na interação entre as equipes multiprofissionais para compartilhar conhecimentos e uma alta demanda por cursos e capacitações a respeito dos conhecimentos que envolvem a nutrição no autismo. A seletividade alimentar emergiu como tema de maior interesse, seguido de suplementação, terapia nutricional e alergia alimentar. Com base nessas informações o curso foi dividido em quatro eixos principais: noções básicas sobre TEA; desenvolvimento humano, comorbidades associadas ao TEA e o papel da microbiota intestinal no TEA; assistência nutricional; Telessaúde no SUS. Com uma carga horária total de 30 horas, o curso consiste em sete aulas assíncronas. Espera-se que os participantes ampliem sua compreensão sobre as características fundamentais do TEA, adotem uma abordagem crítica e baseada em evidências diante das questões nutricionais comuns no TEA, e reconheçam a importância da ciência da nutrição como parte integrante das intervenções voltadas para qualidade de vida dos indivíduos com TEA e suas famílias.