Banca de QUALIFICAÇÃO: VANDICLEYA ALVES MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANDICLEYA ALVES MOREIRA
DATA : 12/04/2024
HORA: 09:30
LOCAL: meet.google.com/vrg-ynkv-opz
TÍTULO:

Avaliação do desempenho anticorrosivo de revestimentos de epóxi contendo microcápsulas poliméricas de poli(ureia-formaldeído) (PUF) preenchidas com 5-etilideno-2-norboneno (ENB)


PALAVRAS-CHAVES:

corrosão; revestimentos anticorrosivos; microcápsulas poliméricas; autorreparo; dispersão.


PÁGINAS: 88
RESUMO:

A corrosão dos metais é um dos principais desafios enfrentados pela indústria, podendo causar graves falhas estruturais e grandes prejuízos econômicos. Um dos métodos de prevenção contra a corrosão mais empregados são os revestimentos anticorrosivos, que podem ser do tipo inorgânico, orgânico ou híbrido. Os revestimentos orgânicos apresentam vantagens como fácil aplicação e um bom custo-benefício. Porém, esses revestimentos são suscetíveis a danos causados por fatores mecânicos ou ambientais, que podem comprometer a proteção por barreira contra a corrosão. Para contornar esse problema, revestimentos anticorrosivos contendo materiais autorreparáveis, como as microcápsulas poliméricas, vêm sendo desenvolvidos nos últimos anos. Neste trabalho, microcápsulas de poli(ureia-formaldeído) (PUF) preenchidas com 5-etilideno-2-norboneno (ENB) previamente sintetizadas por polimerização in situ, em 11 condições de síntese resultantes de um planejamento fatorial completo, foram aplicadas em revestimentos à base de epóxi para avaliação da eficiência anticorrosiva em substratos metálicos. Os revestimentos contendo as microcápsulas foram aplicados em substratos de aço, previamente limpos e preparados, pelo método de dip coating. As propriedades anticorrosivas dos revestimentos e o desempenho das microcápsulas foram avaliados mediante ensaio de corrosão por imersão em solução salina, após a simulação de danos por meio de riscos. Os resultados do ensaio de corrosão mostraram melhores desempenhos para os revestimentos contendo as microcápsulas obtidas nas condições de síntese PUF/ENB 1 e PUF/ENB 9. Análises por estereoscopia e microscopia óptica apresentaram boas dispersões dessas microcápsulas nas regiões dos riscos, o que contribuiu para o melhor desempenho das mesmas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1755267 - MARIA CAROLINA BURGOS COSTA DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1938946 - NICOLAU APOENA CASTRO - UFRNExterna à Instituição - MARIA INGRID ROCHA BARBOSA SCHIAVON
Notícia cadastrada em: 27/03/2024 12:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao