Banca de DEFESA: DANIELE ESTEVES PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELE ESTEVES PEREIRA
DATA: 29/08/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CE/UFRN
TÍTULO:

CORRESPONDÊNCIAS CIENTÍFICAS COMO UMA RELAÇÃO DIDÁTICA ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA: O EXEMPLO DAS CARTAS DE EULER A UMA PRINCESA DA ALEMANHA


PALAVRAS-CHAVES:

História da Matemática. Ensino de Matemática. Cartas pedagógicas.


PÁGINAS: 276
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Lettres à une Princesse d’Allemagne sur divers sujets de physique et de philosophie (Cartas a uma princesa de Alemanha sobre diversos temas de física e filosofia) é a obra tomada como objeto de estudo desta tese. Trata-se de um sucesso literário escrito no século XVIII pelo matemático e físico suíço Leonhard Paul Euler (1707-1783) com o intuito de atender à uma solicitação do Rei da Prússia, Frederico II, o grande (1712-1786) para que aceitasse tutorear a educação intelectual de sua sobrinha, a jovem princesa Anhalt-Dessau (1745-1808).O método de ensino-aprendizagem por meio de cartas eleito para a educação da monarca alemã resultou em uma coletânea de 234 correspondências nas quais Euler versa sobre teoria musical, Filosofia, Mecânica, Óptica, Astronomia, Teologia e Ética entre outros. A pesquisa busca assinalar conteúdos matemáticos presentes na obra referência deste trabalho fundamentada na exploração e adaptação de obras históricas originais como articuladora do desenvolvimento de atividades para o ensino de matemática na Educação Básica e em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN). Tem como objetivo geral apontar os limites e potencialidades didáticas de Lettres à une Princesse d’Allemagne sur divers sujets de physique et de philosophie como fonte de estudos e apoio para professores da Educação Básica na elaboração de atividades para o ensino de matemática. As discussões levantadas sinalizam para possibilidades concretas de entrelaçamento entre os conteúdos matemáticos extraídos do bojo da obra com metodologias de ensino atuais a partir do redimensionamento do uso de cartas pedagógicas segundo a perspectiva freiriana da correspondência e, principalmente da utilização de novas vias de comunicação do século XXI, ambas visando o diálogo e a aproximação entre quem escreve e quem lê.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLAUDIA REGINA FLORES - UFSC
Interno - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Interno - 347394 - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
Presidente - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Interno - 347048 - MARIA DA CONCEICAO XAVIER DE ALMEIDA
Externo à Instituição - MIGUEL CHAQUIAM - UNAMA
Externo à Instituição - WAGNER RODRIGUES VALENTE - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 14/08/2014 09:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao