Banca de QUALIFICAÇÃO: THUANY PATRÍCIA COSTA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THUANY PATRÍCIA COSTA DE LIMA
DATA: 08/09/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Geofísica - UFRN
TÍTULO:

ESTILO ESTRUTURAL E INTERPRETAÇÃO GRAVIMÉTRICA-MAGNÉTICA DO LINEAMENTO TRANSBRASILIANO NA PORÇÃO CENTRAL DA BACIA DO PARANAÍBA  (PIAUÍ-MARANHÃO). 


PALAVRAS-CHAVES:

Métodos potenciais, Análise estrutural, Lineamento Transbrasiliano.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

O objetivo da presente pesquisa é estudar a expressão estrutural-geofísica do Lineamento Transbrasiliano na porção centro-leste da Bacia do Parnaíba, região oeste do Piaui, fronteiriça ao Maranhão. Esta grande estrutura corresponde a uma zona de cisalhamento de idade neoproterozóica (Ciclo Brasiliano), ocorrendo subjacente (e exposta lateralmente nas bordas) à seção sedimentar da Bacia do Parnaíba. Na literatura, é comum a referência a reativações fanerozóicas desse lineamento, condicionadas a etapas de evolução da bacia e, deste modo, afetando ou mesmo controlando a ocorrência de unidades sedimentares e vulcânicas ao longo da sua extensão. O estilo estrutural dessa reativação fanerozóica, a idade dos eventos e a sua assinatura geofísica na arquitetura da bacia e do seu substrato, no setor escolhido para estudo, constituem o objetivo desta dissertação em preparação. A abordagem metodológica utilizada envolve a aplicação de técnicas de tratamento e interpretação de dados potenciais (gravimétricos e magnéticos), com modelagem gravimétrica 2D combinada com a interpretação de duas linhas sísmicas dip ao Lineamento Transbrasiliano. Esses dados de subsuperfície serão comparados com lineamentos interpretados em imagens de radar (SRTM), com controle de dados estruturais de afloramentos. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 346469 - EMANUEL FERRAZ JARDIM DE SA
Externo ao Programa - 2490483 - ALEX FRANCISCO ANTUNES
Externo ao Programa - 346468 - JOSE ANTONIO DE MORAIS MOREIRA
Notícia cadastrada em: 08/09/2014 09:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao