TÓPICO DISCURSIVO EM TEXTOS PLURISSEMIÓTICOS: PROPOSTA DE FORMALIZAÇÃO TEÓRICA
Tópico discursivo; Perspectiva Textual-Interativa; Plurisemioticade
O tópico discursivo é uma categoria analítica adotada pela Perspectiva Textual-Interativa (PTI) para operar na descrição e análise da organização de textos. Pensada inicialmente para o estudo do texto falado, na conjuntura do Projeto Gramática do Português Falado (PGPF), os estudos no âmbito da PTI foram gradativamente reformulando-a com a finalidade de empregá-la também em textos escritos, mas não se discute ainda de forma aprofundada como seria a organização tópica de textos plurissemióticos (entendido como evento linguageiro que mobiliza signos verbais e não verbais). Assim sendo, a presente pesquisa propõe a seguinte questão: por quais revisões teóricas a categoria tópico discursivo precisa passar para dar conta da análise, também, de textos plurissemióticos? Tendo em vista essa problemática, o objetivo geral da investigação é repensar o conceito de tópico discursivo, de modo que essa categoria seja aplicável, também, à análise de textos plurissemióticos. Considerar elementos não verbais nas propriedades definidoras do tópico é um desafio que requer, além de repensar os princípios que estão na base da teoria, a própria concepção de texto, e formalizar a análise a partir do emprego de categorias próprias da Linguística Textual. A discussão acerca das propriedades do tópico em textos plurissemióticos apontou para a possibilidade de a categoria ser adaptada: a propriedade de centração pode ser demonstrada por referentes verbais e não verbais; já a organicidade, precisa ser auxiliada pela noção de relevo. Com estas adaptações, a PTI amplia seu potencial de aplicação para um objeto teórico pensado a partir de outros predicados e relações.