ELEMENTOS CULTURAIS. ABORDAGEM INTERCULTURAL. LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA.
Considerando o livro didático enquanto recurso norteador às atividades pedagógicas do professor de Língua Inglesa (LI) e, também, um subsídio concedido ao docente para disseminação de aspectos culturais em sala de aula, investigou-se a presença de elementos culturais e como eles são abordados em livros didáticos de Inglês, da rede pública, do 9º ano do ensino fundamental – anos finais. Esta pesquisa ancorou-se na concepção de cultura adotada por Kramsch (1998, 2012), no Dialogismo de Bakhtin (1992), no que defende Oliveras (2000) sobre Abordagem Intercultural, na noção de Competência Comunicativa Intercultural assumida por Byram (1989) e nos preceitos norteadores da Linguística Aplicada (LA) expostos por Moita Lopes (1996), entre outros. A partir disso, definiu-se o objetivo geral desta investigação, a saber: propiciar uma reflexão acerca da Abordagem Intercultural no ensino de Inglês e, por conseguinte, elegeu-se os objetivos específicos: (i) mapear a presença de elementos culturais mais recorrentes nos livros didáticos de língua inglesa analisados e (ii) analisar como elementos culturais mais recorrentes são explorados nos livros didáticos de língua inglesa selecionados. Configurando-se como uma pesquisa documental (MOREIRA; CALEFFE, 2006), inserida no campo de pesquisa da LA, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, como exposta por (BODGAN; BIKLEN, 1994), descritiva (CHIZZOTTI, 2005) e interpretativista (MOITA LOPES, 1994). Na análise preliminar dos dados verificou-se a presença de elementos culturais nas atividades desenvolvidas pelo livro didático em questão, embora explorados, em sua maioria, de modo superficial, com vistas à expansão da LI ao redor do mundo e quase nenhum enfoque a questões interculturais proporcionadas no uso da língua.