A RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM RESENHAS PRODUZIDAS POR ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Responsabilidade enunciativa; ponto de vista; resenha
Esta investigação tem sua origem ligada à dificuldade que o aluno do Ensino Médio sente para ler uma obra literária e, também, para escrever opinando sobre o objeto de leitura, ou seja, assumindo ou não a responsabilidade enunciativa em relação ao que seu dizer. Outro fator decisivo para o escopo dessa pesquisa foi nossa atuação como professora de Língua Portuguesa, no Ensino Médio, em escola pública da cidade de Ipanguaçu – RN. Para compreender melhor esse contexto, nosso estudo responde à seguinte questão: como se materializa a RE em resenhas escritas por alunos de Ensino Médio de escola pública? Para tanto, estabelecemos como objetivos identificar, descrever, analisar e interpretar a Responsabilidade Enunciativa (RE), a partir de marcas linguísticas de (não) assunção e de engajamento, bem como as adequações e inadequações ao gênero discursivo/textual resenha. O trabalho se insere nos postulados da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), proposta por Jean-Michel Adam (2008, 2010, 2011), bem como em estudos da Linguística Enunciativa, entre os autores, acompanhamos Rabatel (2009), Guentchéva (1994), Authier–Revuz (2004). O corpus se constitui de 15 textos/resenhas de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ipanguaçu – RN. Para o desenvolvimento da pesquisa, seguimos princípios da abordagem qualitativa e documental. Por fim, ressaltamos que os dados revelaram que 80% dos alunos fizeram uso de formas verbais na 1ª. pessoa do singular, de verbos e advérbios com valor apreciativo ou opinativo, materializando, assim, a assunção da RE e o engajamento enunciativo, no gênero discursivo/textual resenha.