Entre salinas e maledicências: leitura do romance Macau em situação de ensino de literatura brasileira
Palavras-chave: Romance Macau. Romance de 30. Linguagem. Ensino de Literatura. Recepção do texto literário.
O objetivo desta pesquisa é apresentar uma leitura do romance Macau (1934), do escritor Aurélio Pinheiro, situado no contexto da literatura brasileira produzida na década de trinta do século passado, e analisar as configurações da linguagem que revelam conflitos individuais e sociais relacionados às tensões decorrentes dos processos de modernização de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte. Para isso, empregamos os estudos de Antonio Candido, Walter Benjamin, Theodor Adorno, Mikhail Bakhtin, Luís Bueno. Apresentaremos, ainda, a recepção do romance Macau em duas situações de ensino: no Ensino Médio, a leitura de uma recepção; e no Ensino Superior, o relato de uma experiência do desempenho da sequência didática proposta por Rildo Cosson. Em ambas as atividades, partimos do pressuposto de que a literatura é uma ferramenta que instrui e torna-se um fator indispensável para a humanização. Nessa perspectiva, fazemos uso dos documentos oficiais que regulamentam a educação brasileira, dos estudos de Rildo Cosson sobre letramento literário e de Jauss sobre estética da recepção.