REPRESENTAÇÃO SOCIAL E DOCÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DA UFRN A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID)
Formação docente. Docência. Representações sociais. PIBID.
Os estudos em formação docente têm encontrado na teoria das representações sociais um olhar que permite amplas reflexões acerca das diversas dimensões que norteiam a Educação em suas especificidades. Nesse sentido, esta pesquisa buscou verificar a representação social dos licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/UFRN acerca da docência. Para tanto, pautamos nosso olhar sob dois pilares: o primeiro, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada de 2015, que considera a docência como ação educativa; e, o segundo, sob o prisma da docência como ação social. Nesse sentido, apontamos as representações sociais dos licenciandos participantes do PIBID, destacando os elementos centrais, intermediários e periféricos; e verificamos a interferência do programa na formação desses estudantes, refletindo sobre os impactos dessa formação para a profissão docente. Para realizarmos a pesquisa apresentada, utilizamos por lastro três pressupostos teóricos: formação docente, políticas públicas para a educação e representações sociais. Tais pressupostos estão ancorados nos estudos de Nóvoa (1995, 1999, 2009), Perrenoud (1997, 2000, 2002), Freire (1996), Ramalho; Nuñez e Gauthier (2004), Tardif (2005), Tardif e Lessard (2013); Moscovici (1978), Jodelet (2001), Jovchelovitch (1994), Sá (1998), Minayo (1994), Abric (1998), entre outros, que nos permitiram uma pertinente reflexão. Para análise documental nos fundamentamos na legislação contemplada pela LDB/1996, PNE (2014/2024), Decreto e Portaria de regulação do PIBID e o Projeto institucional – PIBID/UFRN. Na dimensão empírica, utilizamos, para a coleta de dados, a Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP, o questionário socioeconômico e a entrevista semiestruturada. No tocante a análise e interpretação dos dados, adotamos para tratamento quantitativo os softwares EVOC e Excel e para tratamento qualitativo, a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). Os resultados evidenciaram os sentidos atribuídos à docência, entendida, pelos sujeitos da pesquisa, como um elemento complexo perpassado por cinco campos semânticos: a docência como vocação, como formação, como profissão, como meta e como saber/fazer. Esses campos semânticos indicam um sentido multifacetado da docência e evidenciam uma representação social em processo contínuo de construção, guiados pelas transformações sociais que estão em constante movimento.