O PORTFÓLIO COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS
Prática de Letramento. Portfólio. Cuidadores de idosos.
Nesta tese, objetivamos depreender o portfólio como prática de letramento vivenciada em um curso de formação para a atividade laboral de cuidadores de idosos. O processo formativo foi realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Em termos metodológicos o presente estudo se insere na área da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2009; 2016) e segue uma abordagem de dados de pesquisa qualitativa. (BODGAN; BIKLEN, 1994 E MINAYO, 2002). O corpus foi constituído a partir de portfólios produzidos por cursistas em formação e questionário aplicado junto a esses sujeitos. Em relação aos fundamentos teóricos, a investigação se ancora nos pressupostos dos Estudos do Letramento como prática social, defendidos por (Heath, 1983; Barton, 1991, 1994; Street, 1995; Barton; Hamilton, 2000, KLEIMAN, 1995); das discussões sobre o Letramento Laboral (NOUROUDINE, 2002; DUARTE; FEITOSA, 1998; PAZ, 2008), da Teoria dos gêneros discursivos (BAKHTIN, [1979] 2011; BAKHTIN/VOLOSHINOV, [1929] 2009) e dos Estudos alusivos ao uso do portfólio (CARVALHO; PORTO, 2005; AMBRÓSIO, 2013; 2015). A análise dos dados indica que a produção dos portfólios se constitui prática de letramento que permitem aos participantes do curso descreverem o seu percurso de formação, além de refletirem sobre os conteúdos estudados como prática efetiva na atividade laboral e as mudanças de atitude que devem assumir ao exercer a profissão de cuidador/a. Em termos de contribuições, esse trabalho coopera para a expansão das discussões referentes às práticas de letramento, notadamente às questões que envolvem a formação e as atividades laborais desenvolvidas pelo cuidador de idoso como ofício em crescente ascensão no mercado de trabalho, haja vista os crescentes índices de longevidade alcançados pela população brasileira.