TECNOLOGIAS E ENSINO DE LÍNGUAS: VOZES SOCIAIS DA PESQUISA CIENTÍFICA
Tecnologias, Ciberespaço; Leitura e Escrita Online.
RESUMO EM PORTUGUÊS: O crescente número de trabalhos voltado ao estudo da influência das tecnologias nas práticas sociais de uso da língua e nos processos de ensino e aprendizagem, nos levam cada vez mais a acreditar que o uso das tecnologias já é uma realidade presente na vida dos sujeitos sociais e nas práticas de ensino e aprendizagem de línguas. Pensando em refletir sobre a temática, este estudo busca artigos científicos publicados em revistas on-line enquanto objetos de estudo. Adotamos as bases teóricas do Círculo de Bakhtin sobre cronotopia, enunciado verbal e o ato ético (BAKHTIN, 2011; 2014, 2016, 2017; VOLOCHÍNOV, 2017) dialogando com o universo virtual, (LÉVY, 2011) o ciberespaço (LÉVY, 1998; 2010) e os tempos hipermodernos (LIPOVESTSKY e CHARLES, 2004; ROJO e BARBOSA, 2015). Os resultados da pesquisa apontam para espaços sociais variados responsáveis pela constituição das pesquisas. Além disso, os tempos hipermodernos agem concomitantemente a esses espaços, resultando inúmeras problemáticas de estudo acerca do uso da tecnologias no ensino de línguas