VOZES EM DIÁLOGO NO PROMIL: UMA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA EM TORNO DO SER FEMININO
Linguagem. Práticas discursivas. Identidade cultural. Gênero. Programa Mulheres Mil.
O objetivo desta tese é investigar a construção identitária de mulheres ao longo do processo formativo no curso Preparador de Pescado, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no município de Macau, por intermédio do Programa Nacional Mulheres Mil. O referido programa se insere no conjunto de prioridades das políticas públicas brasileiras, especialmente, nos eixos da promoção da equidade, igualdade entre os gêneros, combate à violência contra a mulher e acesso à educação. Nesse contexto, esta investigação estabelece, precipuamente, no campo teórico, conexões com os estudos da linguagem, culturais e de gênero; no campo metodológico, na perspectiva da Linguística Aplicada Crítica, de enfoque transdisciplinar, o corpus foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas individuais; portfólios e rodas de conversa após o término do curso. Aliada à pesquisa qualitativo-interpretativista – porque, sobremaneira, está interessada nas experiências das pessoas e em suas visões sobre essas experiências –, a análise dos enunciados revelou como essas mulheres se percebem no cronotopo analisado e de como refletem e refratam parte do universo feminino, com perspectivas para si, para o outro e para a sociedade, embora tais percepções identitárias sejam alteradas constantemente.