ALTERNÂNCIA ENTRE FUTURO DO PRETÉRITO E PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO NO DOMÍNIO FUNCIONAL DA CONDIÇÃO CONTRAFACTUAL EM COMENTÁRIOS NO FACEBOOK
Futuro do pretérito. Pretérito imperfeito. Condição contrafactual. Domínio Funcional.
Nesta tese, abordamos o domínio funcional da condição contrafactual codificada
linguisticamente através da construção “se p, então q”, em que a primeira oração indica a
situação condicionante e a segunda oração a situação condicionada. Visamos analisar a
alternância das formas verbais futuro do pretérito do indicativo (simples e composta) e pretérito
imperfeito do indicativo (simples e composta) na codificação da situação referida na oração
condicionada, avaliando influências exercidas por fatores sociais (sexo, idade e escolaridade),
estruturais (ordem das orações e estruturação da prótase) e semântico-pragmáticos (postura
subjetiva, tópico/assunto e tipo de contrafactualidade) sobre o uso dessas formas verbais. Nosso
aparato teórico-metodológico se fundamenta em pressupostos da sociolinguística variacionista
e do funcionalismo linguístico norte-americano. Essa interface teórico-metodológica pode ser
denominada sociofuncionalismo. A amostra de dados desta pesquisa é composta por 346
construções condicionais contrafactuais “se p, então q” extraídas do meio digital, o que confere
ao nosso trabalho um pioneirismo na exploração do fenômeno da condição contrafactual em
um gênero textual, o comentário no Facebook, no contexto da Comunicação Mediada por
Computador. Os resultados, obtidos por meio de análise quantitativa, revelaram haver
influência do princípio da marcação linguística sobre a seleção de FP e PI no condicionado
contrafactual no que se refere aos fatores semântico-pragmáticos. Fatores definidos como mais
marcados favorecem FP, a forma mais marcada no contexto dos comentários no Facebook,
enquanto fatores definidos como menos marcados favorecem PI, a forma menos marcada no
contexto em questão. Quanto aos fatores sociais, os resultados referentes aos fatores idade e
sexo apontam para a possibilidade de mudança em progresso liderada por mulheres na direção
do aumento de uso de PI em comentários no Facebook. No que diz respeito à escolaridade, os
resultados mostram que FP é favorecido entre escreventes com ensino superior e PI entre
escreventes com ensino fundamental e médio. Os grupos de fatores estruturais não foram
significativos para o fenômeno variável investigado.