ESCOLA E INFÂNCIA: PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS JARDINS-DE-INFÂNCIA NA CAPITAL DO MARANHÃO NO PERÍODO DE 1870 A 1930
Jardim-de-infância, atendimento escolar, infância, Maranhão.
A presente pesquisa trata do processo social de institucionalização dos jardins-de-infância na capital do Estado do Maranhão (1870 a 1930). Partimos do pressuposto que o aparecimento dos jardins-de-infância no cenário maranhense ocorreu como um elemento de distinção social no atendimento escolar da criança menor de sete anos de idade, com fases marcadas por oposições e tensões entre grupos sociais que vinham se ocupando do campo da educação infantil. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica. Para tanto, examinamos jornais não pedagógicos, como Pacotilha, Diário de São Luís, O Combate, O Jornal, Notícias, assim como, jornais pedagógicos, leis, decretos, mensagens governamentais. Também fizemos uso de publicações de autores maranhenses no campo da educação como o livro A Criança (1909) e Questões da Educação (1934). Na análise e interpretação das fontes buscamos levantar marcas distintivas durante o processo de institucionalização dos jardins-de-infância que legitimaram estes estabelecimentos no cenário educacional maranhense. O Jardim-de- Infância Rosa Nina e o Jardim-de-Infância Decroly aparecem com destaque nesta pesquisa confirmando o caráter social distintivo devido ao envolvimento com agentes sociais que se ocupavam das questões educacionais de sua época. Ao apresentar o processo de institucionalização destes estabelecimentos esperamos contribuir com a história da educação maranhense e sobre o atendimento escolar para crianças menores de sete anos na capital do Estado do Maranhão.