Dispositivo da orientação sexual: uma análise de discurso a partir de peças educativas
Dispositivo da orientação sexual; Michel Foucault; Gênero e sexualidade.
A partir da perspectiva pós-estruturalista e com ferramentas teórico-metodológicas foucaultianas, o objetivo deste trabalho é investigar a formação e o funcionamento do dispositivo da orientação sexual, identificando as condições de possibilidade para sua emergência, e analisando os enunciados centrais presentes em certas peças educativas que circulam atualmente no Brasil, para mostrar o funcionamento da rede discursiva que constitui o referido dispositivo. Por peças educativas entende-se neste estudo um determinado conjunto de materiais que orienta famílias e docentes a conduzir a conduta sexual de adolescentes. Dentre as muitas peças possíveis, foram selecionadas para o trabalho analítico: o volume dos Parâmetros Curriculares Nacionais que trata de orientação sexual; um guia de orientação sexual; uma história em quadrinhos sobre ;prevenção sexual; dois livros sobre sexualidade; e postagens de um blog sobre sexualidade na educação. Como resultados, tem-se que a principal urgência histórica do dispositivo da orientação sexual foi a de atender a princípios médicos, destacando-se a eugenia e o higienismo como condições que atravessaram sua função estratégica. A análise das peças educativas apontou para a recorrência de quatro pares de enunciados, que configuram discursos sobre a orientação sexual, destacando-se seus enfoques: científico e (in)formativo, institucional, preventivo, e binarista.