A GESTÃO DE CRISE NA PERCEPÇÃO DOS AGENTES DE VIAGENS DO BRASIL
Gestão de crise; Percepção; Agente de Viagens
O cenário da economia do mercado brasileiro, juntamente com as dificuldades inerentes a cada setor da atividade,vem exigindo um maior preparo e conhecimento das organizações para se reposicionarem no mercado globalizado. Para isso, faz-se necessário que o agente de viagens tenha capacidade de perceber o cenário em que se encontra, para por meio desses conhecimentos, tomar medidas diante das dificuldades surgidas e, assim, conseguir reposicionar-se no mercado. As organizações, de uma forma geral, estão vulneráveis a diversos tipos de crises tanto externas como internas, esse contexto aplica-se também as agências de viagens. Este segmento vem passando por uma série de mudanças que, se não forem bem administradas, poderão sofrer consequências irreversíveis. Assim, pretende-se analisar a percepção dos agentes de viagens sobre a gestão de crise e sua influência nas decisões e estratégias adotadas para manter-se no mercado. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando como instrumento de pesquisa a entrevista semi estruturada aplicada aos agentes de viagens filiados à ABAV nacional. Espera-se ao final do estudo contribuir com a pesquisa acadêmica, bem como apresentar meios que possam vir a ser aplicados no mercado de trabalho.