A dinamicidade de um padre educador nas terras do Vale do Açu
Padre Canindé; Pensamento Complexo; Projeto Baixo-Açu; Educação Freireana; Humanismo Solidário.
O presente estudo apresenta uma composição ao mesmo tempo intelectual e biográfica do Padre Educador Francisco Canindé dos Santos que, na cidade de Assu/RN, resistiu a uma política de sujeição; mobilizou-se contra os desmantelamentos socioambientais envolvendo o Projeto Baixo-Açu e exerceu o seu ministério sacerdotal (1966-2011) educando para a conscientização como um exercício emancipatório tendo em vista o bem da coletividade. Utilizase nesta dissertação uma metodologia histórico-bibliográfica-descritiva fundamentada na epistemologia das ciências da complexidade. Ademais, ao longo desta narrativa, são expostos relatos e fotografias que dão conta dos vários momentos relevantes e ações que marcaram a prática educativa do personagem referenciado. Os interlocutores teóricos desta pesquisa são: Paulo Freire, Edgar Morin, Giorgio Agamben, Marcelo Gleiser, Ailton Krenak e Joseph Cardijn. Dentre tantos ensinamentos fica a lição do deslocamento – do agir para transformar por meio de atos educativos. Uma educação que move o mundo é uma educação que, em primeiro lugar, orienta os seus destinatários a comporem enredos de luz tendo como finalidade iluminar as trevas da ignorância com vistas ao humanismo solidário e a uma ética da corresponsabilidade.