ESTÁGIO E FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM PERSPECTIVA INCLUSIVA
Estágio Docência. Formação docente. Ensino Superior. Educação Especial.
Inseridos na Linha de Pesquisa Educação e Inclusão em Contextos Educacionais, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizamos um trabalho investigativo intitulado estágio e formação docente para o ensino superior na área de educação especial em perspectiva inclusiva, amparados em uma abordagem de pesquisa qualitativa, fundamentados na metodologia do Estudo de Caso do tipo intrínseco. A unidade de análise do caso estudado compreendeu o Estágio Docência desenvolvido pelos pós-graduandos stricto sensu na área de Educação Especial do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN, atendendo ao recorte temporal de 2010 a 2019, de modo que delineamos como objetivo geral analisar as contribuições do Estágio Docência à formação para docência no ensino superior de pós-graduandos Stricto sensu na área de Educação Especial do Programa de Pósgraduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Dentre os objetivos específicos, buscamos caracterizar as contribuições do estágio docência à formação docente para o ensino superior na área de Educação Especial; descrever ações e experiências desenvolvidas pelos pós-graduandos Stricto Sensu no estágio docência na área de Educação Especial; e, investigar estratégias formativas para sugestões de aprimoramento do estágio docência na Educação Especial no contexto do PPGEd. Foram utilizados como instrumentos de construção dos dados da pesquisa a análise de documentos, observação e entrevistas. O aporte teórico teve como esteio Zabalza (2014), Cunha (2006; 2007), Dubar (2009), Pimenta e Almeida (2009), Mendes (2010), Pimenta e Anastasiou (2010), Magalhães (2006; 2011; 2012; 2013; 2014; 2019), Lima (2015), Martins (2015), Fávero e Tonieto (2010), Pletsch (2020), Marafon (2001), Pimenta e Lima (2012), Conte (2013), Ghedin, Oliveira e Almeida (2015), Magalhães, Raffin, Gutierre e Azevedo (2016), Ribeiro (2019), dentre outros. A partir da Análise de Conteúdo, os dados construídos permitiram a organização de três categorias de análise: 1) Construção identitária para a docência no Ensino Superior, desmembrada na subcategoria: As relações interpessoais entre orientador de estágio e estagiário; 2) Compreensão da profissionalidade na atuação do professor do Ensino Superior e; 3) Estágio Docência em Educação Especial: espaço de formação articulador entre as áreas de atuação da docência e da pesquisa. Entre os achados da pesquisa destacamos: a) construção de uma identidade docente que perpassa os diferentes contextos experienciados pelos pós-graduandos ao longo da vida; b) as relações estabelecidas no espaço formativo do estágio docência valorizam e incorporam a noção do outro, compreendendo o outro que é diferente dele, portanto, considera e legitima as diferenças e os direitos conquistados; c) ratifica o estágio docência como espaço formativo potencializador da articulação entre docência e pesquisa no processo formativo dos pós-graduandos; d) compreensão do estágio docência desenvolvido pelos pós-graduandos da área da educação especial como espaço privilegiado de incorporação de princípios formativos potencializadores da dimensão da humanização na docência; e) posto a perspectiva inclusiva assumida, o estágio docência da área da Educação Especial evidencia a necessidade de incorporação por parte do sistema de pós-graduação de princípios formativos que reconheçam a dimensão da sensibilidade e das relações humanas nos processos formativos para docência no ensino superior de todos os pós-graduandos.