A educação como experiência do corpo em movimento: diálogo entre Merleau-Ponty e Buytendjk
corpo próprio; movimento próprio; educação; fenomenologia; Buytendijk.
Esta tese apresenta a educação como experiência do corpo em movimento, a partir do diálogo entre o filósofo francês Maurice Merleau-Ponty e o médico holandês Johannes Jacobus Frederic Buytendijk. Acreditamos que a educação como experiência do corpo em movimento acontece durante toda a vida a partir do que se vivencia a todo momento. Compreendemos neste estudo a Educação Física como educação, experiência sensível comum e exclusiva do ser humano, que implica todas as esferas, a sociedade de um modo geral, a família, a história e o mundo. A pesquisa tem como objetivo apresentar a educação como experiência do corpo em movimento, por meio do diálogo da trajetória acadêmica e profissional na Educação Física e as noções de corpo próprio em MerleauPonty e movimento próprio em Buytendijk como solo de uma educação fenomenológica pautada no corpo e movimento. A metodologia pauta-se na atitude fenomenológica do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, esta escolha encontra-se ligada aos estudos realizados anteriormente, assim como apresentados na relação com o Grupo de pesquisa e nos trabalhos lá desenvolvidos a partir desse pensamento, e principalmente por acreditarmos
que esse caminho fenomenológico, pautado na experiência vivida, na experiência da vida, permita-nos compreender os fenômenos aqui discutidos. Esse novo pensamento aqui construído partirá das descrições das experiências vividas, das lembranças, do que nos toca nesse percurso, sempre envoltos ao do corpo em movimento para buscando aqui a volta ao mundo, o retorno sobre nós mesmo, bem como na leitura dos textos. Em seguida, a redução fenomenológica como mostrado por Merleau-Ponty na Fenomenologia da percepção (1945/1999), dedicar-se à leitura fenomenológica dos textos de Merleau-Ponty, Buytendijk que trazem os conceitos sobre corpo e movimento aqui tratados buscando o sentido reivindicado a partir da fenomenologia. Considerando as visões fenomenológicas sobre corpo e movimento humano, pensamos o campo da Educação Física a partir das concepções apresentadas por esses estudos que ampliam o horizonte epistemológico, proporcionando aberturas e perspectivas para as experiências educativas tendo como foco a experiência do corpo em movimento. As experiência na dança e no ciclismo compuseram, dentre outras, nosso modo sentir o corpo próprio e o movimento próprio, que permitira-nos compreender a importância de reafirmarmos os estudos compreensão do corpo fenomenológico para a Educação Física, considerando como unidade existência, bem como afirmar o movimento humano como a abertura, expressão e função do ser no mundo.