Ambiente Criativo: Estudo de caso na cidade de Natal/RN
Ambiente criativo; cidade criativa; setor criativo; Natal/RN.
A cidade criativa pode ser identificada pelos seus bairros culturais, pela existência de territórios criativos ou pela dinâmica de uma classe criativa. Independentemente de classificarmos uma cidade como criativa, podemos conceber que existe um ambiente criativo responsável pelo desenvolvimento da criatividade em ambientes organizacionais, mas também na própria dinâmica urbana e participação pública. A criatividade – fenômeno social – é um elemento relevante e primordial, mas não é o único que contribui para o desenvolvimento do ambiente criativo. A partir da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte procuramos identificar e caracterizar estatisticamente os principais setores criativos. Desse modo, partimos para a aplicação de entrevistas semiestruturadas nos três principais setores criativos: Pesquisa, Arquitetura e Publicidade. Para além, da proposta de um quadro-síntese de análise dos setores criativos na cidade Natal, a pesquisa permitiu propor um modelo de análise do ambiente urbano de uma cidade que tem por principais dimensões: a população, os recursos culturais, as redes e as políticas públicas.