O GÊNERO CRÔNICA EM SALA DE AULA: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental
Ensino de Língua Portuguesa. Competência escritora. Produção TEXTUAL
Esta dissertação objetiva apresentar uma proposta de intervenção direcionada aos professores de Língua Portuguesa, na perspectiva de auxiliar na formação escritora dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise do manual do professor da coleção, Singular & Plural: leitura, produção e estudos de linguagem (2018) – 7º ano – das autoras, Marisa Balthasar e Shirley Goulart, desenvolvemos um conjunto de atividades propositivas, alicerçados na leitura de crônicas, por considerarmos necessária uma suplementação relativa à produção textual. Desse modo, os professores aplicarão atividades que promovam a competência escritora dos alunos utilizando esse gênero em sala de aula como artefato para a produção textual, de modo a torná-los aptos no tocante à identificação dos vários tipos de crônica e entenderem a sua função social, bem como se tornarem pprodutores de textos individuais e coletivos a partir das reflexões sobre as crônicas lidas. Que os alunos escrevam crônicas e compreendam a necessidade da leitura para o desenvolvimento de sua competência escritora faz parte das estratégias ofertadas ao professor, de forma suplementar ao livro didático. A proposta de intervenção, foi pautada na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para a sua elaboração, adotamos os princípios da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), uma vez que a problemática que envolve a leitura e a escrita, devendo ser, portanto, investigada e retomada pelas partes envolvidas – professor e alunos. Diante do exposto, esperamos contribuir com os docentes no sentido de conduzir, reflexivamente, os alunos para a importância da Língua Portuguesa nas práticas escolares diárias, mostrando meios para melhorar a escrita desses discentes através da abordagem do gênero crônica.