Banca de DEFESA: WALLACE GIOVANNI RODRIGUES DO VALLE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALLACE GIOVANNI RODRIGUES DO VALLE
DATA : 29/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (link a ser informado no Forum do Sigaa)
TÍTULO:

Avaliação da eficiência da educação primária no Brasil: abordagens para melhoria da gestão escolar


PALAVRAS-CHAVES:
Educação primária; Eficiência escolar; Análise Envoltória de Dados; Definição de metas; Dados em painel.

PÁGINAS: 122
RESUMO:

O desenvolvimento da educação básica tem sido pautado por mecanismos que estimulam melhorias na qualidade e eficiência das instituições de ensino.  A efetivação de políticas públicas, reestruturação das responsabilidades de cada esfera administrativa e implementação de sistemas de avaliação e fiscalização são alguns exemplos de como potencializar o desempenho educacional. No Brasil, o Plano Nacional de Educação (PNE) é um dos principais instrumentos para conduzir a educação, com base em diretrizes e metas. Relatórios de monitoramento do PNE destacam a deficiência no alcance da meta sete, relacionada à qualidade educacional. Essa meta visa, essencialmente, o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que deve atingir alvos intermediários (a cada dois anos). Devido às dificuldades em alinhar-se aos objetivos do PNE no prazo previsto (2024), os gestores públicos e escolares devem, então, buscar novas ações que auxiliem no alcance de melhorias. A medição do desempenho das escolas se destaca como um meio para fomentar essas mudanças, uma vez que permite avaliar padrões de performance, não só acadêmicos, mas também organizacionais. Desse modo, este trabalho pretende avaliar a eficiência de escolas primárias brasileiras, assim como sugerir abordagens que facilitem a gestão escolar e o crescimento da qualidade educacional. Com exceção da introdução e conclusão, os capítulos deste trabalho foram desenvolvidos de maneira independente e estruturados como artigos científicos, em que cada um é orientado por um objetivo específico. O capítulo 2 visa discutir a questão da eficiência escolar a partir de uma revisão sistemática da literatura acadêmica, explorando informações como técnicas e variáveis predominantes. Com base em uma amostra de 75 artigos, os resultados manifestaram o uso da Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) como principal ferramenta de avaliação da eficiência escolar, sendo o contexto socioeconômico e a relação aluno-professor frequentemente associados aos modelos. O capítulo 3 pretende calcular e comparar a eficiência de escolas primárias brasileiras, definindo pontos de referência para as instituições ineficientes. Propõem-se quatro modelos DEA com diferentes combinações de variáveis e períodos. O DEA dependente de contexto também será utilizado para que as escolas mais distantes da fronteira de eficiência original obtenham metas práticas, por etapas. Em geral, constatou-se que a eficiência se torna mais baixa quando se faz uso do Ideb como output, podendo ser reduzida em até 21,7% em relação aos demais modelos que consideram como saídas as notas dos alunos em Português e Matemática. Apesar das metas inicialmente projetadas serem elevadas, as mudanças no contexto de avaliação acarretaram em valores intermediários menores e, consequentemente, mais fáceis de se atingir, mantendo o incentivo às instituições ineficientes. Por sua vez, utilizando regressão com dados em painel, o capítulo 4 tem o intuito de verificar a associação entre o tipo de dependência administrativa (estadual ou municipal) e a eficiência escolar, mensurada por um modelo DEA dinâmico. Identificou-se uma relação positiva quando as escolas estão sob domínio estadual, bem como quando localizadas em áreas urbanas. Por fim, concluiu-se que as abordagens sugeridas nos capítulos supracitados podem facilitar a gestão escolar (a nível organizacional e público) e permitem encaminhamentos para o avanço em direção à qualidade educacional.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDWARD MARTINS COSTA - UFC
Externo à Instituição - FRANCISCO DE SOUZA RAMOS - UFPE
Externo à Instituição - GUILHERME DINIZ IRFFI - UFC
Interno - 3294247 - LUCAS BORGES LEAL DA SILVA
Presidente - 1510488 - LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
Notícia cadastrada em: 14/05/2024 08:53
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