Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE PEIXOTO BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE PEIXOTO BEZERRA
DATA : 13/06/2024
LOCAL: Sala 4 da ECT

C r i A Ç Ã O: um jogo para argumentar

Jogo de tabuleiro. Serious game. Argumentação.

Os jogos de tabuleiro incorporam uma diversidade de elementos, tais como: construção de estratégias, tomada de decisões, atribuição de recompensas, condução de negociações, que podem possibilitar a construção de diferentes conhecimentos e reflexões sobre a dinâmica da vida em sociedade. Associá-los aos princípios dos jogos educativos e/ou serious games pode estimular o pensamento crítico diante de problemáticas pertinentes ao cotidiano e à prática de resolução de problemas que simulam desafios reais. Dentro desse contexto, esta tese tem como objeto de estudo a prática da argumentação mediada pelo jogo de tabuleiro CriAÇÃO. Seu objetivo geral é o de investigar como a dinâmica desse jogo favorece o uso da argumentação e, para atingi-lo, há três objetivos específicos: (i) identificar habilidades de argumentação ativadas durante as partidas desse jogo; (ii) mapear estratégias argumentativas mais recorrentemente utilizadas nessas partidas; (iii) analisar práticas de multiletramentos desenvolvidas antes, durante e após cada partida do jogo CriAÇÃO. Com o propósito de atingir esses objetivos, assumem-se, como referencial teórico, os estudos de letramento de vertente sociocultural (Kleiman, 1995; Street, 1984; Gee, 2009; Hamilton, 2000), a concepção de língua(gem) do círculo bakhtiniano (Bakhtin [1979] 2000; Volóchinov, 2021), os estudos de argumentação interacional (Grácio, 2016) e a proposta de ensino de argumentação como prática social (Azevedo; Tinoco, 2019). Metodologicamente, insere-se na abordagem qualitativa, de cunho interpretativista, respaldada pelos moldes da pesquisa-ação de vertente etnográfica e inserida na Linguística Aplicada. Os Colaboradores desta pesquisa são estudantes matriculados nos cursos de nível médio, de modalidade Educação de Jovens e Adultos e de nível superior de uma escola da rede federal de ensino do Rio Grande do Norte. Para a geração de dados, utilizaram-se os seguintes instrumentos: observação participante e notas de campo; fotografias e gravações; questionários. A análise preliminar dos dados sinaliza que cada partida do jogo CriAÇÃO se constitui como um evento propício à prática da argumentação, pois favorece: (i) o uso de estratégias argumentativas convincentes; (ii) o desenvolvimento de habilidades de argumentar e contra-argumentar; (iii) a mobilização de elementos visíveis e não visíveis do evento em favor da construção da cadeia argumentativa; (iv) o rompimento com a abordagem tradicional de ensino da argumentação.

Presidente - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 07/05/2024 10:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao