Banca de QUALIFICAÇÃO: RÔMULO ALBUQUERQUE DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RÔMULO ALBUQUERQUE DOS SANTOS
DATA : 20/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: sala 4 da ECT
TÍTULO:

IA EM RED DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA


PALAVRAS-CHAVES:

inteligência artificial; recursos educacionais digitais; língua inglesa; leitura.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A era da globalização e da tecnologia traz consigo novos desafios para a educação, exigindo uma mudança no paradigma educacional devido à cibercultura que permeia a contemporaneidade e adentra as salas de aula. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) se destacam, ampliando formas de interação, e isso pode qualificar o processo de ensino e aprendizagem. Partindo desse pressuposto, o presente estudo tem o objetivo geral de investigar como o uso de Recursos Educacionais Digitais (RED) agregados à Inteligência Artificial (IA) podem ressignificar o processo de ensino de leitura em língua inglesa. Os objetivos específicos são: (i) identificar práticas de multiletramentos desenvolvidas no processo de produção desses RED; (ii) mapear competências e habilidades ativadas ao longo desse processo. A fim de alcançar tais objetivos, ancoramo-nos teoricamente nos estudos de letramento de vertente sociocultural e em estudos da Linguística Aplicada e da Educação. Metodologicamente, esta pesquisa-ação de abordagem qualitativa apoia-se na Linguística Aplicada transdisciplinar e tem, como colaboradores, uma professora universitária e graduandos que atuam como monitores do componente curricular de Práticas de Leitura em Inglês (PLI) que se reúnem para a produção desses RED. As plataformas digitais de criação dos RED foram: Quizizz, Plickers e Flippity. Quanto aos instrumentos de pesquisa, foram utilizados questionários, entrevistas e um diário de bordo, tendo como suporte as plataformas digitais Typeform, Google Meet e Google Docs. Dos dados gerados, emergem três categorias de análise: (a) competências; (b) habilidades; (c) multimodalidade. Os resultados preliminares apontam para o potencial pedagógico dos RED aliados à IA na ampliação das práticas de multiletramentos. Entre essas práticas, destacam-se o uso da IA para gerar questões e resumos em inglês, bem como o uso de plataformas digitais para criar RED de leitura em inglês. Além disso, foi observado o desenvolvimento de habilidades relativas às competências “cultura digital” e “pensamento científico, crítico e criativo” (Brasil, 2018). Entre as habilidades das duas competências citadas, ressaltam-se: (i) explorar diferentes linguagens e ferramentas digitais; (ii) selecionar textos em inglês de fontes confiáveis em ambientes virtuais; (iii) identificar temas e pontos-chave a serem trabalhados em cada RED.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS
Interna - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER
Externa ao Programa - 1755308 - MARCELA APARECIDA CUCCI SILVESTRE - UFRNExterno à Instituição - MÁRCIA RODRIGUES DE SOUZA MENDONÇA - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 07/05/2024 10:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao