PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE EM UM TERRITÓRIO PILOTO: O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO DE TUTOR
Atenção Primária à Saúde. Gestão em saúde. Educação Permanente, Planejamento
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No estado do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, no ano de 2012, aderiu ao processo de planificação da Atenção Primária em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde na perspectiva de promover momentos de discussão e mudança no modos operandi das equipes e serviços, em busca da correta operacionalização de Redes de Atenção interconectadas, capazes de atender, com qualidade, a demanda de cada município do Estado. A implantação do projeto, com uma rede prioritária, vem sendo desenvolvida na 4ª Região de Saúde do Estado desde 2019, a de atenção às doenças e condições crônicas. Logo, este trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos tutores atuantes nas atividades desenvolvidas nas UBS-Laboratório sobre o papel que desempenham no contexto de planificação da rede de atenção às doenças e condições crônicas na 4ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa. Para coletar os dados foi utilizado um questionário eletrônico de caracterização e entrevista semiestruturada, com perguntas abertas, via Google Meet. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática, proposta por Laurence Bardin. Esta pesquisa possibilitou conhecer a atuação do tutor nas Unidades Básicas Laboratório, as habilidades desenvolvidas e as principais dificuldades vistas na implantação do projeto, incluindo o processo de trabalho, fatores organizacionais relacionados à gestão local, equipe e população. Os discursos dos participantes evidenciaram a satisfação em atuar no projeto, evidenciando a contribuição das atividades para o trabalho em equipe integrado e colaborativo, consequentemente qualificação da atenção e valorização do trabalho multiprofissional, ao passo que revelaram sobrecarga de trabalho para conciliar a prática de tutor e as demandas dos atendimentos inerentes à formação profissional. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de fortalecimento do quantitativo de pessoal, incentivo da permanência dos profissionais na equipe evitando rotatividade a criação de espaços de diálogo entre tutor e a gestão municipal com foco na comunicação efetiva. Tais melhorias têm a finalidade de fortalecer a atuação da Regional de Saúde em todos os níveis de atenção à saúde, aprimorar o atendimento dos profissionais, bem como contribuir para o uso das informações provenientes do estudo para dar suporte à SESAP/RN na tomada de decisões.