DESENVOLVIMENTO DE SERIOUS GAME COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA SOBRE LESÕES MAMILO-AREOLARES
Aleitamento Materno; Tecnologia educativa; Educação em saúde; Estudos de validação; Enfermagem.
Definida como “a base da vida”, a amamentação oferece à criança a melhor alimentação possível, além de proporcionar saúde física e mental ao longo do seu crescimento e desenvolvimento. Apesar da sua relevância comprovada, a maioria das mães enfrentam dificuldades que culminam na interrupção precoce da amamentação, especialmente nos seis primeiros meses, que deve ser realizada de forma exclusiva. Dentre os motivos alegados para o desmame, destacam-se os problemas na mama, incluindo a dor e as lesões mamilo-areolares. Nesse cenário, a atuação do profissional Enfermeiro é fundamental na promoção do aleitamento materno através da prevenção e manejo clínico das intercorrências, incluindo as lesões mamilo-areolares. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver um serious game como estratégia educativa sobre cuidados com lesões mamilo-areolares em lactantes. Trata-se de um estudo metodológico, com abordagem quantitativa, realizado em duas etapas que compõem o processo de desenvolvimento do Software educativo: elaboração e avaliação. Intitulado “aleitagame”, o produto dessa pesquisa tem como referencial a teoria Construcionista de Papert. A partir dos achados da revisão de escopo e experiência empírica da pesquisadora, foram desenvolvidos três cenários para compor o jogo, sendo eles: hospital, unidade básica de saúde e visita domiciliar, abordando as seguintes causas de lesão mamilo-areolar, respectivamente: técnica inadequada de amamentação, infecção fúngica e anquiloglossia. Após a fase de elaboração, o software educativo foi submetido à etapa de avaliação, que foi realizada através da participação de nove juízes de pesquisa, sendo seis para avaliar o conteúdo e três para os aspectos técnicos e pedagógicos. Os cenários que mais receberam recomendações de mudanças quanto ao conteúdo foram a unidade básica de saúde e a visita domiciliar. Sobre o quesito técnico e pedagógico, as sugestões mais pertinentes foram sobre os comandos do jogo ao participante no decorrer da execução e ajustes no feedback para melhor compreensão do erro, caso ocorra. Nos escores avaliativos de satisfação com o jogo, através do GameFlow, observou-se melhores pontuações, bem como semelhança entre as duas categorias, nos elementos “desafios”, “habilidades do jogador”, “objetivos”, “feedback” e “melhoria do conhecimento”. As demais categorias, “controle”, “concentração” e “imersão” apresentaram escores que divergiram mais de 1,5 pontos em cada item. Conclusão: O “aleitagame” está em fase de desenvolvimento e concluiu duas etapas do processo. Após apreciação dos juízes, foram realizadas as alterações visando melhorar a qualidade do software como estratégia inovadora de ensino. Recomenda-se dar continuidade às etapas de desenvolvimento, sendo elas a validação e finalização para que possa ser operacionalizado no âmbito da formação de profissionais Enfermeiros.