Banca de DEFESA: ISADORA LORENNA ALVES NOGUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISADORA LORENNA ALVES NOGUEIRA
DATA : 18/12/2017
HORA: 16:00
LOCAL: Departamento de enfermagem
TÍTULO:

Diagnóstico de enfermagem relacionado ao atraso no desenvolvimento: análise de conteúdo e validação clínica


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem. Estudos de validação. Diagnóstico de enfermagem. Desenvolvimento. Adolescentes.


PÁGINAS: 57
RESUMO:

O cuidado à saúde do adolescente é um grande desafio, devido às necessidades próprias dessa faixa etária e pela configuração dos serviços de saúde. Neste sentido, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e de Jovens surge no intuito de incluir essa população na rede de atenção do Sistema Único de Saúde, garantindo assistência direcionada às peculiaridades dessa idade. A adolescência é o período entre a infância e a vida adulta, responsável por inúmeras mudanças físicas, sociais, psicológicas e cognitivas no indivíduo. O termo desenvolvimento abrange um processo maturacional, contínuo, que acontece nas diferentes etapas da vida. Difere do conceito crescimento, o qual está relacionado, exclusivamente, aos aspectos quantitativos. O objetivo do estudo é analisar o conteúdo e as medidas de acurácia do diagnóstico de enfermagem Atraso no desenvolvimento. Trata-se de um estudo metodológico, direcionado por duas etapas: análise de conteúdo, desenvolvida com nove especialistas que avaliaram, por meio do grupo focal, os componentes do referido diagnóstico, e validação clínica, que vem sendo realizada no intuito de identificar as características definidoras com melhor acurácia em adolescentes no âmbito escolar do município de Natal-RN. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa da instituição responsável, sob número de protocolo 070.358 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 57945016.4.0000.5537. Os resultados da Análise de conteúdo evidenciaram que o quantitativo de fatores relacionados passou de 16 termos para 17 antecedentes, inseridos no diagnóstico de enfermagem Atraso no desenvolvimento, devido à realocação do termo consequente Déficit de atenção e hiperatividade, para compor os antecedentes. Do mesmo modo, as características definidoras passaram de 14 termos para 12 consequentes, por exclusão dos consequentes Déficit de atenção e hiperatividade e Dificuldade de expressar emoções. Assim sendo, o grupo focal atuou, de maneira parcial ou total, na reestruturação dos termos relacionados à análise conceitual realizada por Delgado (2016). Para a segunda etapa da pesquisa, realizou-se o pré-teste do instrumento de coleta de dados, incluindo 10% da amostra prevista, para verificar a sua adequação. Foi realizado durante o mês de julho de 2017, em duas instituições escolares, totalizando 39 alunos. Constatou-se a adequação do instrumento adotado, sendo, portanto, incluídos os 39 adolescentes na amostra final do estudo (385 alunos). Deu-se continuidade à coleta de dados nos meses de julho a setembro de 2017, para medição da acurácia das características definidoras, na Zona Leste (119 alunos), Zona Norte (78 adolescentes), Zona Oeste (92), e Zona Sul (96). A tabulação dos dados no Microsoft Excel foi concluída para posterior encaminhamento à análise estatística, organização dos dados e discussão com a literatura pertinente. A partir do estudo, espera-se contribuir com o fortalecimento da política pública voltada para a saúde do adolescente e para o raciocínio clínico dos enfermeiros, no tocante à assistência prestada aos adolescentes no âmbito escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Externo ao Programa - 1221432 - CAROLINE EVELIN NASCIMENTO KLUCZYNIK VIEIRA
Externo ao Programa - 1529290 - PAULA FERNANDA BRANDAO BATISTA DOS SANTOS
Externo à Instituição - NIRLA GOMES GUEDES - UFC
Notícia cadastrada em: 01/12/2017 09:52
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