COMPREENSÕES DE CORPO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO PRODUZIDO PELO PAIDÉIA.
Corpo. Metodologia. Educação Física.
Neste trabalho buscamos identificar a compreensão de corpo que permeia o Material didático produzido pelo PAIDÉIA, bem como identificar como a compreensão de corpo é operacionalizada. Buscamos entender como os conteúdos são conduzidos e que orientações metodológicas são propostas. Além da importância de alimentar o debate epistemológico numa área que lida com o corpo, como a Educação Física, o trabalho justifica-se ainda pelo fato de analisar um material produzido por um programa de formação continuada que tem abrangência nacional e que se propõe a contribuir para consolidar a Educação Física como componente curricular na escola. Como metodologia de pesquisa utilizamos a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977). Esta consiste em três momentos: a pré-análise ou organização, a Codificação e a Análise Referencial. A partir da análise, reconhecemos uma importante contribuição no que se refere à legitimação da Educação Física enquanto componente curricular, bem como compreendemos que as contribuições apresentadas pelo Núcleo PAIDÉIA, são significativas não somente para a Educação Física em Natal, ou no Rio Grande do Norte, mas também em todo o território nacional, devendo esse material ser mais divulgado e utilizado.