Banca de DEFESA: JOSÉ CLAÚDIO MIRANDA DE MACEDO

DISCENTE : JOSÉ CLAÚDIO MIRANDA DE MACEDO
DATA : 16/05/2024
LOCAL: UFRN

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO PARA PACIENTE POLITRAUMATIZADO EM SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA

Enfermagem. Atendimento Pré-Hospitalar. Segurança do Paciente. Traumatismo múltiplo. Avaliação em saúde. Lista de checagem.

Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas são documentos que trazem recomendações dirigidas a otimizar o cuidado ao paciente, os quais podem ser denominados guias de prática clínica, manuais, guidelines, cadernos, protocolos, dentre outros que devem ser adotadas para aprimorar esse processo. Considerando a relevância de monitorar riscos e padronizar o processo assistencial ao paciente politraumatizado nos cenários de práticas. A partir desse contexto, o presente estudo teve como objetivo construir e validar um protocolo para paciente politraumatizado em um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte. Tratou-se de pesquisa aplicada para o desenvolvimento de um produto tecnológico com abordagem quantitativa, voltada para a construção e validação de conteúdo e aparência do Procedimento Operacional Padrão (POP).O produto foi construído através das seguintes etapas: 1) scoping review sobre a temática 2) construção do instrumento a partir da caracterização dos itens do checklist com o mapeamento da scoping review e 3) processo de validação de conteúdo e aparência a partir da técnica Delphi composto por um painel de juízes (enfermeiros). Realizou-se convite aos juízes por meio de e-mail. O estudo contemplou os preceitos éticos em pesquisa com seres humanos descritos na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e está de acordo com as orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente presencial, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, autenticada pelo parecer n° 6.046.885. Nos resultados foram considerados válidos os itens com o Índice de Validade de Conteúdo ≥ 0,90 e a confiabilidade do checklist pela concordância Kappa ≥ 0,83. Após a construção e estruturação do POP, realizou-se a etapa Delphi com as respostas de 6 juízes, para a validação do conteúdo e da aparência, contendo formulario organizado por meio de uma escala tipo Likert (1.discordo totalmente, 2. Discordo parcialmente, 3. concordo parcialmente e 4. concordo totalmente). O checklist categorizado em 5 itens. A 1ª rodada obteve a avaliação do conteúdo individual dos itens, na 2ª rodada avaliou-se os atributos do instrumento e a 3ª rodada a aparência e avaliação geral (comparativo entre a imobilização realizada antes e atualmente). O nível de concordância entre os juízes e a validação do conteúdo e aparência atingiram valores finais de 1,00. Tais profissionais (100%), possuem tempo de atuação no SAMU 192 entre cinco e dez anos. Esse trabalho revelou a necessidade de padronização, por meio de protocolo, da assistência de enfermagem às vítimas de acidentes com lesões em antebraço, a fim de contribuir com a normatização do procedimento de imobilização do seguimento afetado, otimiza o conhecimento a condição técnica, e manter profissional atualizado no tratamento do trauma ortopédico nos diferentes cenários. O produto deste estudo consistiu no protocolo operacional padrão para nortear o procedimento de imobilização dos membros superiores (antebraço), elaborado a partir das estratégias de melhoria levantadas coletivamente nas entrevistas, com vistas à padronização do referido processo de imobilização de membros superiores da pessoa politraumatizada, que se encontra frágil e sem alinhamento.

Interna - 3149599 - ANA CRISTINA ARAUJO DE ANDRADE GALVAO
Presidente - 9350807 - ELIANE SANTOS CAVALCANTE
Externa à Instituição - MARILIA SOUTO DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 07/05/2024 10:05